Cinco novelas e minisséries completamente diferentes, mas com o mesmo título
18/07/2020 às 12h04
Recentemente foi anunciado que a próxima novela de João Emanuel Carneiro na faixa das 21h possui o título provisório de Olho por Olho. Como sugere o título, a história terá um núcleo focado numa vingança promovida por um garçom que cumpre um crime que não cometeu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trama central da história ainda contará com a presença das atrizes Glória Pires – como uma vilã -, e Letícia Collin, que fará uma jovem cega, filha da malvada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E é aí que mora o problema. O nome Olho no Olho é um velho conhecido dos amantes da teledramaturgia. O título já foi usado anteriormente em uma trama da Manchete exibida no ano de 1988. Substituta de Carmem (1987), de Glória Perez, a novela foi escrita por José Louzeiro e Geraldo Carneiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Assim como a novela de João Emanuel, a Olho por Olho de 1988 também era uma história sobre vingança. Na trama, o fazendeiro Horácio Falcão é assassinado em Goiás. Sua esposa Ana e seus filhos Justo, Máximo, Caio e Júlio partem para o Rio de Janeiro em busca de um dos assassinos do patriarca.
Pensando nisso, vamos relembrar novelas ou minisséries que, coincidentemente, possuem o mesmo título de outras tramas, sem relação alguma entre as histórias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
VIVER A VIDA (1984) X VIVER A VIDA (2010)
Em 1984, o autor Manoel Carlos escreveu a segunda minissérie da TV Manchete e o primeiro trabalho após desligar-se da Globo, em 1983. O autor se inspirou no livro “Uma Tragédia Americana” para escrever a minissérie. Curiosamente, o mesmo livro serviu de inspiração para a novela Selva de Pedra, de Janete Clair. Em 2009, Maneco usou o mesmo nome desta minissérie para sua novela na Globo. Porém, a minissérie Viver a Vida nada tem a ver com a novela protagonizada por Taís Araújo.
ALÉM DO HORIZONTE (1995) x ALÉM DO HORIZONTE (2009) X ALÉM DO HORIZONTE (2013)
A trama argentina de época ‘Más allá del horizonte’ (1994) foi exibida na Manchete com o título de Além do Horizonte em 1995. A novela contava a história de uma família em meio a Colonização das Américas por três gerações. Em 2009, TV Cultura co-produziu uma minissérie chamada Além do Horizonte em quatro episódios. Em 2013, a Rede Globo exibiu Além do Horizonte no horário das 19h. A novela tinha elementos sobrenaturais, sociedades secretas, lendas, mistérios e fracassou na audiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
VIDAS OPOSTAS (2006) x VIDAS OPOSTAS (2018)
No projeto de consolidação da sua dramaturgia, a Rede Record produziu a novela Vidas Opostas, de Marcílio Moraes. Ambientada na fictícia Morro do Torto, a produção foi uma das primeiras a ter uma favela como locação para uma novela. Em 2018, a portuguesa SIC exibiu a novela Vidas Opostas que tinha como tema central o mundo do desporto, da moda e do doping.
A OUTRA (1965) x A OUTRA (2002) x A OUTRA (2004)
Em 1965, a TV Tupi levava ao ar uma das primeiras produções da televisão brasileira: A Outra. A história mostrava um casal Lúcia e Gustavo que tinham o casamento abalado após a chegada de uma mulher, Cibele. Em 2004, o SBT pretendia fazer um remake da novela mexicana La Otra (2002), com Mel Lisboa para ser as sósias Carolina e Clarice. Por falta de verba, resolveram exibir o original mexicano protagonizado por Yadhira Carrillo de Juan Soler. Em 2008, a emissora portuguesa TVI levou ao ar a novela A Outra, uma novela que fala, sobretudo, sobre os sentimentos de seus personagens.
Lembra de mais alguma outra produção com o mesmo nome? Conta pra gente!