O Rei do Gado (1996), atual cartaz do Vale a Pena Ver de Novo, é um marco na carreira da atriz Arieta Corrêa. A artista vinha de uma participação em Explode Coração (1995), mas foi como a doméstica Chiquita na trama de Benedito Ruy Barbosa que ela entrou no radar do espectador.

O Rei do Gado - Arieta Corrêa
Reprodução / Globo

Presença bissexta na telinha, a artista está afastada das novelas desde Amor de Mãe (2019). Na trama, ela vivia uma personagem que passou anos em coma e, por isso, decidiu emagrecer 6 quilos.

[anuncio_1]

Hospitalizada

Amor de Mãe - Arieta Corrêa
Reprodução / Globo

Em Amor de Mãe, Arieta Corrêa vivia Leila, uma mulher que passou vários anos em coma por conta de um acidente de carro. Ela era casada com Magno (Juliano Cazarré), mas a união já estava em crise – pouco antes do acidente, eles haviam conversado sobre separação.

Magno passou anos cuidando da esposa, até se apaixonar por Betina (Isis Valverde), a enfermeira responsável por Leila. Eles se envolvem, mas a moribunda desperta e muda os rumos da história. Ela se mostra disposta a reatar o casamento com Magno a qualquer custo.

Para viver a mulher acamada, Arieta Corrêa precisou passar por uma transformação física. Em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, em O Globo, ela revelou que emagreceu para compor a personagem.

“Cheguei à conclusão de que a figura da pessoa hospitalizada tem esse aspecto mais debilitado. Perdi quase seis quilos”, explicou a artista.

Segunda fase

Arieta Corrêa
Estevam Avellar / Globo

Mas, como Leila despertava durante Amor de Mãe, Arieta Corrêa precisou passar por nova transformação visual. Ela contou que, durante a novela, recuperou parte dos quilos perdidos, já que a personagem levantou da cama e passou a levar uma vida quase normal.

Além de perder peso, Arieta também procurou saber mais sobre a condição de sua personagem para compô-la com a maior veracidade possível.

“Estive com pessoas que tiveram familiares na mesma situação e me impressionei ao ver que a doença é capaz de deixar o ser humano atordoado. Sobreviver a isso é uma espécie de ressurreição”, disse.

Reviravoltas

Amor de Mãe - Arieta Corrêa e Clarissa Pinheiro
Reprodução / Globo

A trajetória de Leila foi marcada por inúmeras reviravoltas em Amor de Mãe. Quando a novela começou, a personagem estava em coma. Ao acordar, ela fez de tudo para manter seu casamento com Magno, mesmo sabendo que seu marido já não a amava mais.

Para segurá-lo, Leila não economizou nas artimanhas. Ela fingiu estar paraplégica para não ser abandonada pelo marido e até o denunciou à polícia ao descobrir que Magno estava envolvido na morte de Genilson (Paulo Gabriel), irmão de Betina. Com tantas atitudes questionáveis, Leila acabou despertando o ódio no público.

“Eu faço as coisas na rua, pois sou mãe, dona de casa, um monte de coisas, e as pessoas têm uma espécie de amor e ódio pela Leila. Eu percebo que parte do público também gosta dela! Há um brilho no olhar, mas no geral as pessoas estão com raiva, já que ninguém gosta de mentira”, analisou ao portal Metrópoles, em fevereiro de 2020.

O final da personagem, aliás, foi marcado por novas reviravoltas. Após desistir de brigar por Magno, Leila engata um romance com Penha (Clarissa Pinheiro), sua melhor amiga. Juntas, elas se envolvem com agiotagem e terminam a novela tocando um bar em Goiás.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor