Substituta de Mulheres de Areia (1993) na faixa das 14h40 da Globo, a Edição Especial de Cheias de Charme (2012) tem cumprido as expectativas da emissora.

Isabelle Drummond em Cheias de Charme
Isabelle Drummond em Cheias de Charme

A trama de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez vem mantendo a emissora numa confortável liderança de audiência no horário.

Exibida originalmente há 12 anos, a novela foi uma das grandes audiências da faixa das sete da Globo. A trama se revelou uma verdadeira febre, ditando moda e alcançando excelente repercussão junto ao público.

Como está a audiência de Cheias de Charme?

A primeira semana da Edição Especial de Cheias de Charme registrou boa audiência nas tardes da Globo. Impulsionada pelos últimos capítulos de Mulheres de Areia, o folhetim registrou média geral de 12,3 pontos no Kantar Ibope Media, considerando os seis primeiros capítulos.

Os números são ligeiramente menores que os registrados por Mulheres de Areia em sua primeira semana, de 26 a 30 de junho de 2023. Na ocasião, a trama de Ivani Ribeiro alcançou média de 13 pontos no início do repeteco.

Vale lembrar que Mulheres de Areia foi beneficiada pelo final de Chocolate com Pimenta (2003). Depois, houve uma pequena queda de audiência, que acabou sendo superada ao longo da exibição.

A trama teve média geral de 12,5 pontos, considerada boa para o horário. Ou seja, Cheias de Charme tem mantido a média da faixa.

Como foi a audiência da primeira reprise de Cheias de Charme?

Chayene (Claudia Abreu) e Fabian (Ricardo Tozzi) em Cheias de Charme
Chayene (Claudia Abreu) e Fabian (Ricardo Tozzi) em Cheias de Charme (divulgação/Globo)

Vale lembrar que esta é a segunda reprise de Cheias de Charme na Globo. A emissora promoveu uma reexibição da obra no Vale a Pena Ver de Novo entre 19 de setembro de 2016 e 21 de março de 2017.

A chegada das Empreguetes ao final de tarde da Globo também foi muito bem-sucedida. A trama teve média geral de 16,6 pontos, índices que deixaram a emissora bastante satisfeita.

Na época, a novela substituiu a segunda reprise de Anjo Mau (1997), que anotou 14,5 pontos. Ou seja, a história de Penha (Tais Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) elevou a audiência da faixa.

Como foi a audiência da exibição original de Cheias de Charme?

Mas nada se compara à exibição original de Cheias de Charme. No ar entre 16 de abril e 28 de setembro de 2012, a trama foi considerada um fenômeno do horário das sete.

A novela teve média geral de 30 pontos no Ibope, índice jamais alcançado no horário posteriormente. A trama substituiu Aquele Beijo (2011), que teve média de 25 pontos, e antecedeu Guerra dos Sexos (2012), que alcançou 22,8 pontos.

A emissora só experimentaria êxito semelhante sete anos depois, com Bom Sucesso (2019). A novela de Rosane Svartman e Paulo Halm, considerada um dos últimos êxitos da faixa, anotou média de 28,8 pontos.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor