Chegou a hora: Globo acelerou revelação de vilã para salvar A Favorita

A Favorita - Ary Fontoura e Patrícia Pillar

Nos mais recentes capítulos de A Favorita, exibidos no Vale a Pena Ver de Novo, o espectador atento já deve ter percebido que o autor, João Emanuel Carneiro, prepara o terreno para revelar quem é a grande vilã do folhetim. Vai ficando cada vez mais evidente que Flora (Patrícia Pillar) arma um grande plano para cima de Donatela (Claudia Raia).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ex-presidiária, aliada a Silveirinha (Ary Fontoura) e Dodi (Murilo Benício), mostra que não é a boa samaritana que pinta ao coagir as pessoas responsáveis pelos depoimentos que a levaram a ser presa pelo assassinato de Marcelo (Flavio Tolezani).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cilene (Elizângela), a única testemunha do crime, e Salvatore (Walmor Chagas), o médico para quem Marcelo revelou quem atirou nele antes de morrer, são chantageados por Flora e obrigados a mudar seus depoimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Enquanto isso, Donatela vai ficando cada vez mais isolada. As artimanhas de Flora fazem com que sua ex-parceira perca a confiança de todos, até mesmo de Lara (Mariana Ximenes). Somente Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) continua acreditando na namorada.

Ou seja, Flora, que parecia a mocinha, mostra que é mais ardilosa do que sugeria. E Donatela, que tinha toda a pinta de vilã, começa a sofrer horrores ao sentir que está ficando sozinha, mostrando que pode, sim, ser uma mocinha. E é aí que a revelação acontece.

O embate

Num encontro definitivo entre Flora e Donatela, o público finalmente descobre quem é a vilã de A Favorita. Flora diz, em alto e bom som, que é uma assassina. Isso acontece quando, desesperada, Donatela aponta uma arma para Flora.

“Atira! Aperta esse gatilho se você tem coragem! Atira!”, ordena Flora, abaixando o braço de Donatela e apontando a arma que ela segura para seu próprio peito.

“Você não tem coragem! Não tem. Sabe por que? Porque você não é uma assassina como eu!”, diz a vilã.

O capítulo com a revelação será exibido no dia 15 de julho em Vale a Pena Ver de Novo. A partir daí, Flora assume de vez a capa de malvada, tornando-se uma das mais emblemáticas vilãs da dramaturgia nacional. Já Donatela vira uma mocinha sofredora de vez, comendo o pão que o diabo amassou.

Audiência cresceu

Exibida originalmente em 2008, A Favorita demorou um pouco para engrenar. A trama, que marcava a estreia de João Emanuel Carneiro no horário nobre, enfrentava a concorrência ferrenha da Record, que registrava excelentes índices de audiência com Os Mutantes, continuação do sucesso Caminhos do Coração.

A popularidade da fantasia escrita por Tiago Santiago, somado à ousadia dos capítulos iniciais de A Favorita, fizeram com que a novela da Globo registrasse os menores índices de uma novela das nove até então.

Para reverter o cenário, o autor adiantou a revelação sobre a verdadeira vilã de A Favorita, segredo que só seria revelado mais adiante. Com a reviravolta, a trama de A Favorita ficou mais clara para o público, que embarcou na emoção. A audiência só cresceu a partir daí, fazendo de A Favorita um grande sucesso.

Assim, espera-se que um efeito semelhante aconteça na atual exibição. Atualmente, a reprise do Vale a Pena Ver de Novo tem alcançado médias entre 14 e 15 pontos no Kantar Ibope, números considerados satisfatórios, mas longe de configurar um fenômeno.

Mas a direção da Globo tem a expectativa de que estes números cresçam a partir da revelação da vilã, quando A Favorita entra numa nova e eletrizante fase.

Sair da versão mobile