André Santana

Mais uma nova personagem surge para movimentar a trama de Renascer. Filha de Egídio (Vladimir Brichta) e Dona Patroa (Camila Morgado), Sandra (Giullia Buscacio) chegou para tirar a família do eixo e, de quebra, conquistar o coração de João Pedro (Juan Paiva), filho do maior inimigo de seu pai.

Julia Dalavia em Pantanal
Julia Dalavia em Pantanal

Com a chegada de Sandra, Renascer praticamente se transforma numa nova Pantanal.

Afinal, a personagem lembra demais Guta, vivida por Luciene Adami em 1990 e Julia Dalavia em 2022 (foto acima). O temperamento das duas jovens é idêntico, assim como a trajetória da personagem.

Nova personagem

Em Renascer, Sandra apareceu na fazenda dos pais surpreendendo Egídio e Dona Patroa. A jovem que estudava em Salvador, decidiu abandonar a faculdade, para desespero dos progenitores.

Com a cabeça mais arejada que a de seus pais, Sandra logo começa a criar uma pequena revolução na fazenda. É ela quem vai abrir os olhos da mãe diante dos maus tratos do pai. Além disso, ela também vai se envolver com João Pedro, filho de José Inocêncio (Marcos Palmeira), o grande rival de seu pai.

A aproximação entre Sandra e João Pedro vai botar ainda mais fogo na guerra entre os dois fazendeiros. Nos próximos capítulos de Renascer, a disputa vai ficar acirrada entre os dois rivais, o que vai atrapalhar o romance entre os jovens.

Remake disfarçado

Giullia Buscacio em Renascer
Giullia Buscacio em Renascer

Com a chegada de Sandra, Renascer fica praticamente idêntica a Pantanal, praticamente um remake disfarçado. Afinal, a personagem é muito parecida com Guta, e a trajetória das personagens se repete.

Em Pantanal, Guta também chega à fazenda dos pais Tenório (Murilo Benício) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira) após desistir da faculdade. Ao chegar lá, ela começa a apontar a maneira truculenta como o pai trata a mãe, incentivando Maria a dar uma virada em sua vida.

Além disso, Guta acaba se envolvendo com Jove (Jesuíta Barbosa), filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), o maior inimigo de seu pai. Com isso, a moça acaba acirrando ainda mais os ânimos entre os rivais.

Versão piorada de Pantanal?

Apesar das várias semelhanças entre Pantanal e Renascer, esta última tem se mostrado uma versão piorada da outra. Benedito Ruy Barbosa, o autor de ambas, parecia estar mais inspirado em 1990, quando criou a primeira história.

Isso porque as duas tramas têm várias semelhanças, como apontado acima. No entanto, os personagens de Renascer são menos carismáticos que os vistos em Pantanal, o que prejudica a segunda novela.

Pantanal tinha personagens simpáticos, que conquistavam a torcida do público, como Filó (Dira Paes), Madeleine (Karine Teles) ou a própria Maria Bruaca.

O grupo de peões violeiros davam um respiro à história e acrescentavam humor. Já em Renascer, todos os personagens são chatos, carrancudos. Não há humor. Falta um alívio à atual novela das nove da Globo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor