Contrariando o disse-me-disse das redes sociais, a reapresentação de A Favorita (2008) em Vale a Pena Ver de Novo é considerada um sucesso pela Globo.

A Favorita

Em entrevista ao portal TV Pop, Amauri Soares (foto abaixo), diretor-geral da emissora e das afiliadas, analisou os índices e os cortes que a novela vem sofrendo.

Cortes necessários

Amauri Soares

De acordo com Amauri, a edição de A Favorita diz respeito unicamente à adequação da trama ao horário em que está sendo exibida.

“A Globo tem um código de conduta no vídeo, nós temos um código de princípios e valores. Se eu quisesse, poderia exibir ‘No Limite’ durante a tarde. Poderia exibir uma novela inadequada para todos os públicos? Poderia. Então porque a gente não pode exibir uma novela das nove na faixa da tarde da mesma forma em que ela foi transmitida originalmente, com a mesma edição? É por uma questão de adequação de horário. Essas novelas foram produzidas e editadas para o horário das nove”, explicou.

Soares reforçou que o compromisso do canal é com o público que está diante da tela no fim do período vespertino.

“Nem toda cena é adequada para ser exibida à tarde, nem toda cena de amor é adequada para ser exibida à tarde, nem toda a cena de agressão, nem toda a cena de conflito, em alguns momentos, nem toda a representação de uma situação vivida por um personagem é adequada para exibirmos durante a tarde. Nós avaliamos a novela de novo, inteirinha, e ela já foi editada todinha para ser exibida à tarde”.

Sucesso de audiência

A Favorita

O executivo também garantiu que A Favorita está dentro do esperado para o Vale a Pena Ver de Novo no quesito audiência. E que os índices estão crescendo trama após trama.

“‘A Favorita’ está com os resultados que nós esperávamos dela… É muito importante falarmos sobre isso, para que as pessoas não achem que pela novela estar sendo reduzida ou reeditada em sua versão da tarde signifique que nós estejamos acelerando o seu fim porque ela não foi bem”, salientou Amauri Soares.

“As novelas, em seu formato original, têm várias cenas de homicídio, de assassinatos. Existem cenas mais adultas, delicadas. Mesmo sem imposição da vinculação horária, que o Supremo considera inconstitucional, existe algo que se chama adequação”, complementou.

Números em alta

Globo - A Favorita

Amauri alegou que a faixa de reprises está numa crescente há tempos.

“O horário do ‘Vale a Pena Ver de Novo’ é crescente há quatro ou cinco anos. Toda novela transmitida nele está chegando a uma audiência maior e ela não quebrou isso. Ela está crescendo e dando mais que a novela anterior. E isso é normal: a anterior também deu mais que a anterior. E a gente aposta que a próxima aumentará os índices ainda mais”, destacou.

Cabe salientar que, de fato, A Favorita acumula média superior à de O Clone (2001), considerando os 100 capítulos exibidos até a última sexta-feira (30): 15,3 pontos ante 14,5. Com o mesmo número de episódios, Tititi (2010) acumulou 14,4.

“‘A Favorita’ é líder em sua faixa, tem bom consumo no Globoplay e estoura nas redes sociais. Nós editamos todas as novelas exibidas no ‘Vale a Pena Ver de Novo’. E isso é por uma questão de adequação”, concluiu Soares.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor