Chance: Globo convocou Tieta para substituir novela cancelada

Tieta (1989) é uma das novelas mais lembradas até hoje pelo público, que pede um remake da trama baseada na obra de Jorge Amado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Betty Faria e Joana Fomm em Tieta (Divulgação / Globo)

O que poucos sabem é que ela não iria ao ar em 1989, e sim seria outra novela, que foi adiada por um simples motivo: era muito dramática.

Substituta de Sassá Mutema

Cassia Kis, Bruno Moreira e Claudia Abreu em Barriga de Aluguel (Irineu Barreto / Agência O Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando O Salvador da Pátria (1989), de Lauro César Muniz, estava caminhando para o seu fim, a Globo já sabia qual produção entraria no lugar: seria Barriga de Aluguel, escrita por Gloria Perez.

A trama conta a história de um casal que sonha em ter um filho, mas não conseguem nem por meio de um tratamento. A saída foi “alugar uma barriga” de uma jovem simples, que acaba aceitando. Porém, ela acaba se apegando ao filho e luta na justiça para ficar com ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O enredo era ótimo, mas José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então diretor-geral da emissora, decidiu colocar a novela na gaveta, pois considerou a história dramática demais.

[anuncio_2]

“Pelos olhos de Tieta me deixei guiar”

Betty Faria no papel-título de Tieta (Divulgação / Globo)

Boni anunciou que comprou os direitos de Tieta e com a ajuda de Betty Faria, que fez a ponte com Jorge Amado e seria a atriz principal. A vontade de colocar a obra na TV já existia desde 1986, quando se cogitou fazer uma minissérie.

Mas Amado exigiu 160 mil dólares pelos direitos, e a emissora não quis meter a mão no bolso, achando o valor muito caro. Já em 1989 a conversa foi diferente e ambas as partes entraram em um acordo.

Além de Betty Faria, a produção contou com Joana Fomm, Yoná Magalhães, Reginaldo Faria, José Mayer, Paulo Betti, Arlete Salles, Cássio Gabus Mendes, Ary Fontoura, Tássia Camargo, entre outros.

“Agora aguenta coração”

Cássia Kis, Victor Fasano e Claudia Abreu em Barriga de Aluguel (Divulgação / Globo)

No entanto, Barriga de Aluguel – que, registre-se, daria uma baita novela das oito – veio logo em seguida.

A trama foi remanejada para o horário das seis e entrou no ar em 20 de agosto de 1990. Com Cláudia Abreu, Cássia Kis, Victor Fasano, Humberto Martins, Leonardo Villar, Vera Holtz, Mário Lago, Beatriz Segall, entre outros, a trama foi um êxito no horário, atingindo no último episódio 43 pontos de média.

Tanto Tieta quanto Barriga de Aluguel estão disponíveis no Globoplay.

Sair da versão mobile