Tieta (1989) é uma das novelas mais lembradas até hoje pelo público, que pede um remake da trama baseada na obra de Jorge Amado.

Tieta - Betty Faria e Joana Fomm
Betty Faria e Joana Fomm em Tieta (Divulgação / Globo)

O que poucos sabem é que ela não iria ao ar em 1989, e sim seria outra novela, que foi adiada por um simples motivo: era muito dramática.

[anuncio_1]

Substituta de Sassá Mutema

Barriga de Aluguel - Bruno Moreira, Cássia Kis e Cláudia Abreu
Cassia Kis, Bruno Moreira e Claudia Abreu em Barriga de Aluguel (Irineu Barreto / Agência O Globo)

Quando O Salvador da Pátria (1989), de Lauro César Muniz, estava caminhando para o seu fim, a Globo já sabia qual produção entraria no lugar: seria Barriga de Aluguel, escrita por Gloria Perez.

A trama conta a história de um casal que sonha em ter um filho, mas não conseguem nem por meio de um tratamento. A saída foi “alugar uma barriga” de uma jovem simples, que acaba aceitando. Porém, ela acaba se apegando ao filho e luta na justiça para ficar com ele.

O enredo era ótimo, mas José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então diretor-geral da emissora, decidiu colocar a novela na gaveta, pois considerou a história dramática demais.

[anuncio_2]

“Pelos olhos de Tieta me deixei guiar”

Tieta - Betty Faria
Betty Faria no papel-título de Tieta (Divulgação / Globo)

Boni anunciou que comprou os direitos de Tieta e com a ajuda de Betty Faria, que fez a ponte com Jorge Amado e seria a atriz principal. A vontade de colocar a obra na TV já existia desde 1986, quando se cogitou fazer uma minissérie.

Mas Amado exigiu 160 mil dólares pelos direitos, e a emissora não quis meter a mão no bolso, achando o valor muito caro. Já em 1989 a conversa foi diferente e ambas as partes entraram em um acordo.

Além de Betty Faria, a produção contou com Joana Fomm, Yoná Magalhães, Reginaldo Faria, José Mayer, Paulo Betti, Arlete Salles, Cássio Gabus Mendes, Ary Fontoura, Tássia Camargo, entre outros.

[anuncio_3]

“Agora aguenta coração”

Cássia Kis, Victor Fasano e Claudia Abreu em Barriga de Aluguel
Cássia Kis, Victor Fasano e Claudia Abreu em Barriga de Aluguel (Divulgação / Globo)

No entanto, Barriga de Aluguel – que, registre-se, daria uma baita novela das oito – veio logo em seguida.

A trama foi remanejada para o horário das seis e entrou no ar em 20 de agosto de 1990. Com Cláudia Abreu, Cássia Kis, Victor Fasano, Humberto Martins, Leonardo Villar, Vera Holtz, Mário Lago, Beatriz Segall, entre outros, a trama foi um êxito no horário, atingindo no último episódio 43 pontos de média.

Tanto Tieta quanto Barriga de Aluguel estão disponíveis no Globoplay.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor