Chance: após deixar novela pela metade, autora tenta voltar à Globo

Escritora que causou polêmica no passado ensaia seu retorno à emissora carioca

Whatsapp

Autora que largou novela pela metade, Solange Castro Neves tenta retornar à Globo com uma nova trama. Conhecida pela parceria com Ivani Ribeiro (1922-1995), a escritora tem um projeto em avaliação na emissora 27 anos após saída conturbada, quando deixou Quem é Você (1996), novela estrelada por nomes como Cássia Kis (foto abaixo), incompleta.

Travessia - Cássia Kis
Cássia Kis em Travessia (Reprodução / Globo)

Colaboradora de novelistas como Cassiano Gabus Mendes (1927-1993) e Ivani Ribeiro, Solange se destacou ao trabalhar com a autora nos remakes de Mulheres de Areia (1993) – atualmente reprisada nas tardes da Globo – e em A Viagem (1994), trama aclamada pelo público.

Apesar dos sucessos, a escritora passou por um momento difícil em sua primeira novela solo, que ficou marcada por sua saída ruidosa do canal carioca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Briga com a Globo

Cássia Kis - Quem é Você
Cássia Kis em Quem é Você (Divulgação / Globo)

Após escreverem A Viagem, Ivani Ribeiro e Solange Castro Neves produziram juntas a sinopse de Quem é Você (1996). Mas a morte de Ivani em 1995 alterou os planos e Solange teve que tocar o folhetim sozinha no ano seguinte.

Leia mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só que a trama teve problemas desde o início por não registrar boa audiência. Com o fiasco, a autora decidiu ir até a direção da Globo com o objetivo de encontrar uma solução para o ibope da novela.

No entanto, Solange teve uma tremenda decepção ao não receber nenhum apoio da alta cúpula do canal. Com mágoa por causa do tratamento, ela abandonou a novela que estava apenas no capítulo 24 e disse que não voltava mais.

Lauro César Muniz
Reprodução / Facebook

Com a decisão, a Globo não a procurou para encontrar uma solução e decidiu simplesmente excluí-la da trama. Na época, a emissora entregou a problemática Quem é Você? nas mãos de Lauro César Muniz (foto acima), que até então era supervisor da novela.

“Estava acostumada a trabalhar com pessoas que conheciam meu estilo e o respeitavam, além da grande confiança mútua. Quando comecei a escrever, senti-me de certa forma órfã de pai e mãe. A Globo estava passando por uma enorme mudança com a saída do Boni, e Ivani, Cassiano [Gabus Mendes] e Paulo Ubiratan haviam falecido”, disse ela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continuação de A Viagem?

Guilherme Fontes em A Viagem
Guilherme Fontes em A Viagem

Após saída conturbada, Solange Castro Neves escreveu duas novelas na Record: Marcas da Paixão (2000) e Roda da Vida (2002). No entanto, em 2021, a autora revelou em entrevista ao TV História que havia apresentado à Globo a sinopse de uma continuação de A Viagem, intitulada O Retorno, mas que o projeto foi recusado.

“Há muitos anos, apresentei uma sinopse à Globo sobre a continuação de A Viagem, mas chegamos à conclusão de que o telespectador não estava, ainda, preparado para essa nova etapa”, declarou.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Retorno à Globo

A autora Solange Castro Neves
A autora Solange Castro Neves

Após anos, Solange Castro Neves pode finalmente voltar para a Globo. Segundo informações do jornal O Globo, divulgadas em 18 de novembro de 2023, ela apresentou uma sinopse de novela que está em avaliação na emissora.

A história gira em torno de um empresário que tem a vida impactada pela morte da filha ainda quando criança. Após a tragédia, ele busca respostas sobre o ocorrido e decide se tornar terapeuta holístico, passando por uma transformação.

Com o título provisório de Vida Além da Vida, a novela trata de espiritualidade, assim como A Viagem.

Whatsapp


Leia também