Certo pelo duvidoso: novo programa não deverá ter vida fácil no SBT
08/03/2024 às 13h45
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as apostas do SBT para 2024 está uma nova versão do Aqui Agora, clássico noticioso popular que atingiu altos índices de audiência no início dos anos 1990. Chamado de Tá na Hora, a atração terá Christina Rocha – que apresentou o jornal no passado – ao lado de Marcão do Povo.
Com estreia confirmada para o dia 18 de março, às 17h30, o novo Tá na Hora não terá vida fácil pela frente. Dentre os novos programas anunciados pelo SBT, a atração dos finais de tarde é a que mais terá dificuldades pelo caminho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Volta ao passado
Clássico programa do SBT em 1990, Aqui Agora fez história na programação da televisão brasileira. O programa está fora do ar há tempos, mas atrações como Cidade Alerta, da Record, e Brasil Urgente, da Band, bebem da fonte do programa do SBT e fazem sucesso nos dias de hoje.
Neste contexto, a emissora de Silvio Santos fará uma espécie de releitura do Aqui Agora no novo Tá na Hora. Além de resgatar Christina Rocha, um dos rostos mais lembrados da antiga atração, a nova aposta do SBT também terá Marcão do Povo, que tem um estilo parecido com José Luiz Datena, seu concorrente.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Assim, quando entrar no ar, o Tá na Hora terá como principais concorrentes os “filhotes” do Aqui Agora. Cidade Alerta e Brasil Urgente têm públicos consolidados, e o SBT terá que cortar um dobrado para conseguir entrar nessa guerra de audiência do fim de tarde.
Certo pelo duvidoso
Outro grande desafio do Tá na Hora será manter os bons índices de audiência do SBT no final da tarde. Apesar da dificuldade de concorrer com Record e Band no horário, a emissora de Silvio Santos tem na novela Minha Fortuna É Te Amar a sua maior audiência diária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, a trama vai ao ar por volta das 18h30. Mas, com a estreia do Tá na Hora, o folhetim mexicano mudará de horário e será encaixado às 15h30. Ou seja, o SBT vai colocar sua atual maior audiência numa faixa de menor visibilidade.
Isso dobra a responsabilidade do Tá na Hora. Afinal, para o SBT, seria interessante que o programa de Christina Rocha e Marcão do Povo ao menos mantivesse os bons índices registrados pela novela, que gira entre 4 e 5 pontos no Kantar Ibope Media.
Seguidos fracassos
Mas os desafios do Tá na Hora não param por aí. O novo programa do SBT terá que driblar o histórico de fracassos que a emissora colecionou toda vez que tentou lançar um jornalístico popular para concorrer com Datena e cia.
Em 2007, por exemplo, a emissora colocou Ratinho na batalha com o Jornal da Massa. Mas o programa não deu certo e saiu do ar pouco tempo depois. No ano seguinte, o canal tentou relançar o Aqui Agora, que, inclusive, tinha Christina Rocha e Luiz Bacci como apresentadores. Foi um fiasco e ficou um mês no ar.
Já em 2010, foi a vez do Boletim de Ocorrências passar pelo horário, sob o comando de César Filho. Não durou muito tempo. Por fim, em 2013, o canal lançou uma versão do SBT Notícias com Neila Medeiros, anunciada como a “única capaz de vencer Datena e Marcelo Rezende”. Também teve vida curta.
Será que o novo Tá na Hora terá melhor sorte?