Em 1990, a TV Manchete exibiu o maior sucesso de sua história: Pantanal. Algumas passagens da trama de Benedito Ruy Barbosa chocaram o público e são lembradas até hoje.

Pantanal

Além de todas as questões comportamentais e de mudanças da sociedade ocorrida nas últimas três décadas, a produção da nova versão de Pantanal, que está no ar atualmente na Globo, tem outro desafio: como mostrar cenas fortes em pleno horário nobre?

Ao contrário de 1990, quando não existia a classificação indicativa, atualmente a emissora teria problemas para mostrar tantas sequências de nudez e violência na faixa das 21 horas.

Peão castrado

Pantanal

Um exemplo foi a famosa cena da castração de um peão. Na reta final da novela, o vilão Tenório (Antonio Petrin), traído pela esposa Maria Bruaca (Ângela Leal) acaba de se vingando de seu amante de maneira sórdida.

Ele invade o local onde os dois estão e simplesmente castra o peão Alcides (Ângelo Antônio). A aguardada cena teve uma das maiores audiências da produção e ficou muito tempo na boca do povo.

“O ápice dessas sequências foi, naturalmente, a cena da castração. Muito sangue, muita cara feia de dor e pavor. Todos os elementos necessários para fazer parecer real – mesmo sem mostrar o fato consumado”, ilustrou reportagem da Folha de S.Paulo de 16 de novembro de 1990.

“Imediatamente depois, apareceram na telinha doses dos rostos dos três personagens em questão. O de Alcides transparecia a dor. O de Bruaca revelava o horror. O rosto de Tenório era o protótipo de um louco em pleno delírio. Tudo isso sem nenhum som”, completou o texto.

Pantanal

Na nova versão, Tenório está a cargo de Murilo Benício, Maria Bruaca é vivida por Isabel Teixeira e Alcides ficou com Juliano Cazarré.

“Eu confesso que já li até o capítulo 150, e a castração não está lá. Eu até corri com os capítulos para ver, porque eu também estou curioso para saber. Eu acho que vai ter”, declarou Cazarré ao site Notícias da TV.

Ainda não se sabe exatamente como se dará o final do peão. Ao contrário da versão original, seriam gravados dois finais para ele: com e sem a temida castração.

Peão devorado por piranhas

Pantanal

Outra cena forte que é aguardada pelos telespectadores é a morte de outro vilão da trama, Levi.

[anuncio_5]

O personagem, vivido por Rômulo Arantes no original, depois de uma briga com Tenório, acaba caindo no rio para se esquivar de um tiro e é completamente devorado pelas piranhas.

Agora interpretado por Leandro Lima, Levi deverá ter o mesmo final, previsto para ser exibido perto do capítulo 100, de acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal o Globo.

Compartilhar.