André Santana

Malhação ficou no ar por mais de 25 anos. Em todo este tempo, a novelinha adolescente marcou a juventude de muitos espectadores e, de quebra, revelou inúmeros talentos que conseguiram engatar carreira na TV. Priscila Fantin, Marjorie Estiano e Sophie Charlotte, por exemplo, começaram ali.

Mar do Sertão - Pedro Lamin e Theresa Fonseca
Reprodução / Globo

Antes de ser definitivamente extinta, Malhação já havia estado no cadafalso da Globo em algumas oportunidades. Mas a trama resistia e seguia no ar, muito por conta desta função de revelar novos talentos para o canal. No entanto, a novela não resistiu à pandemia e à política de cortes da emissora e foi extinta definitivamente em 2022, após duas reprises.

Mas, se a ideia era ter um celeiro de talentos, Malhação não faz a menor falta. Afinal, as novelas das seis da Globo têm sido muito mais eficientes na missão de projetar novos artistas, com condições de alçar voos maiores dentro do canal.

Mar de talentos

Mar do Sertão - Isadora Cruz
Reprodução / Globo

Mar do Sertão, por exemplo, tem inúmeras revelações em seu elenco. A principal delas é Isadora Cruz, a mocinha Candoca. Após um personagem pequeno em Haja Coração (2016), a atriz foi lançada como protagonista na novela de Mário Teixeira e não tem decepcionado.

Mas há outros novos talentos que se configuram em grandes promessas para futuras produções da Globo. Theresa Fonseca, a Labibe, é outro nome de Mar do Sertão para se prestar atenção. A jovem artista tem conquistado fãs nas redes e pode engatar uma grande carreira.

A atual novela das seis também tem evidenciado o talento de Mariana Sena, a Lorena; Pedro Lamin, o Maruan; Matteus Cardoso, o Joel Leiteiro; Giovanna Figueiredo, a Jessilaine; entre muitos outros.

Mais revelações

Além da Ilusão - Larissa Nunes e Matheus Dias
Divulgação / Globo

Antes de Mar do Sertão, Além da Ilusão (2022) também tinha evidenciado outros jovens talentos. Um deles é Larissa Nunes, que viveu Letícia, uma das personagens que mais mexeu com o público ao longo da novela de Alessandra Poggi. O sucesso na trama das seis fez com que Larissa fosse cotada para protagonizar o próximo folhetim das nove da Globo.

Letícia compôs um triângulo amoroso no qual também estava o ator Matheus Dias, que vivia Bento, grande amor da jovem. O personagem dividiu opiniões por conta de suas mentiras, mas seu jeito controverso mostrou que o artista tem potencial para novos voos.

Porém, quem roubou a cena em Além da Ilusão foi Carol Romano, intérprete da divertida Mariana. Vilãzinha da pior espécie, a jovem passou toda a trama infernizando Arminda (Caroline Dallarosa), com quem fez uma dobradinha impagável. Carol mostrou todo o seu potencial na trama das seis da Globo e não passou despercebida.

Lançamentos às seis

Dança dos Famosos - Vitória Strada
Divulgação / Globo

Os lançamentos não param por aí. Até mesmo a problemática Nos Tempos do Imperador (2021) revelou novos talentos ao público. Michel Gomes, o mocinho Samuel, foi um deles.

O ator já tinha grande trajetória na TV, mas sempre com papéis pequenos. No entanto, foi a trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão que o projetou. Antes dele, Éramos Seis (2019) já havia revelado nomes como Jhona Burjack, que agora brilha em Todas as Flores.

Vitória Strada, hoje uma estrela dos folhetins da Globo, também foi apresentada no horário. A atriz surgiu já como protagonista em Tempo de Amar (2017). Depois disso, emplacou outras mocinhas em Espelho da Vida (2018) e Salve-se Quem Puder (2020).

Ou seja, as novelas das seis da Globo, nos últimos anos, revelaram muito mais talentos que Malhação. Sendo assim, a trama teen já não faz falta no que se refere à renovação do quadro de atores da emissora.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor