Quem acompanha os capítulos da edição especial de O Cravo e a Rosa certamente se pergunta o que vai acontecer com Marcela (Drica Moraes) no final da trama. A vilã vai se dar bem ou mal? A resposta é muito simples: o castigo virá e ela terminará na miséria, mas pelo menos estará acompanhada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na reta final, Batista (Luís Melo) descobre o verdadeiro caráter de Marcela e a abandona para viver com Joana (Tássia Camargo), sua amante há mais de 10 anos, mas que só agora ele descobre ser o amor de sua vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A megera, porém, recusa-se a ceder o divórcio ao banqueiro. A vilã também consegue roubar as promissórias da dívida de Petruchio (Eduardo Moscovis) e ameaça tomar a fazenda dele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Petruchio desconfia que ela é a responsável pelo roubo das apólices e, para desmascará-la, finge ceder a sua sedução, abandonando Catarina (Adriana Esteves).
A verdade sobre o roubo das apólices só aparece no capítulo final. Petruchio reúne todos os que estavam presentes no dia do crime e pressiona-os até chegar à verdade. Marcela confessa que tentou roubar as apólices, mas não as encontrou. Heitor (Rodrigo Faro) também admite ter tentado, em vão.
Quem roubou as apólices de Catarina?
Finalmente é revelado que o envelope com as apólices foi recolhido por dona Mimosa (Suely Franco), a empregada de Batista, que viu Marcela vasculhando o escritório do banqueiro e, desconfiada, escondeu o volume no seu álbum de fotografias.
Ela planejava contar tudo a Catarina, mas foi descoberta por Lindinha (Vanessa Gerbelli), que passou a chantageá-la. Como sempre teve medo do temperamento vulcânico de Catarina, a empregada se calou e passou a dar dinheiro para comprar o silêncio da garota.
Enquanto isso, o álbum e as apólices estavam nas mãos do menino Buscapé (Luís Antônio Nascimento), que o roubara para achar uma foto dos seus pais, antigos empregados dos Batistas. Esclarecido o mistério, o álbum é devolvido, Catarina recupera as apólices e volta às boas com Petruchio.
Marcela termina na miséria
Para não ter de responder processo por tentativa de roubo, Marcela negocia com Batista a retirada da queixa em troca da concessão do divórcio ao banqueiro. Batista ainda paga a dívida de Petruchio e recupera as promissórias que estavam em poder dela que, dessa forma, não tem mais como chantagear o fazendeiro.
O dinheiro obtido pelo pagamento da dívida vai direto para as mãos do gerente do hotel onde Marcela estava vivendo, há semanas, sem pagar as contas.
Pobre e abandonada, a filha de Joaquim termina a novela unindo forças com Heitor. Os dois passam a formar uma dupla de vigaristas que fingem ser irmãos para tomar dinheiro de desavisados em jogos de pôquer.