Casamento com Frota, amizade com Collor, sucessos e fracassos: Claudia Raia conta tudo em livro - TV História

Casamento com Frota, amizade com Collor, sucessos e fracassos: Claudia Raia conta tudo em livro

Whatsapp

Está em pré-venda o livro de memórias – ou biografia – de Claudia Raia: “Sempre Raia um Novo Dia”, escrito por ela e pela jornalista Rosana Hermann. Já estive com Raia em alguns momentos, em coletivas de imprensa de novelas, mas nunca conversamos. Acompanho seu trabalho desde os primeiros na televisão, no Viva o Gordo, em 1984, e nas novelas, Roque Santeiro, O Outro, Sassaricando, depois o TV Pirata e os que se sucederam.

Sempre vi em Raia a figura da mulher que atrai os holofotes, seja pela beleza, pelo tamanho, pelos gestos ou pelo senso de humor. E acho que estive correto. Em seu livro, ao abrir o leque de sua vida e suas memórias, a artista deixa transparecer de tudo isso um pouco. Escrito em primeira pessoa, com graça ou seriedade, a biografia traduz o que conhecemos de Claudia Raia, a mulher exuberante e profissional focada.

Sem o menor melindre, o primeiro capítulo de “Sempre Raia um Novo Dia” chama-se “Meu Primeiro Casamento Tinha Tudo Para Dar Errado e Deu”, em que Raia descreve com detalhes a estabanada união com o então ator Alexandre Frota. Adiante, a artista detalha outra polêmica que lhe marcou: a amizade com o casal Fernando e Rosane Collor, outro ponto “traumático” de sua vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Ao falar de Alexandre Frota, Raia e a coautora Rosana Hermann imprimem um humor na narrativa que torna este capítulo muito leve e divertido. A intenção foi mesmo iniciar o livro escancarando um dos maiores pontos de interrogação sobre Claudia Raia. Já o quiproquó envolvendo Collor é tratado com a seriedade que o capítulo exige, tanto que a artista cria uma entrevista fictícia para explicar o episódio e pôr uma pedra no assunto.

São 255 páginas com muitas histórias: a paixão por Jô Soares, o casamento com Edson Celulari e posterior separação, o nascimento e crescimento dos filhos, o casamento com Jarbas Homem de Mello, as amizades e pessoas queridas, a espiritualidade, os traumas, as perdas, as vitórias, os sucessos na TV e nos palcos e os fracassos.

Outras partes divertidas do livro envolvem a infância e a adolescência: as paixões, namoricos, rebeldias, as malcriações e o preço pago por elas. À medida que a leitura avança, Claudia muda o tom. Já a partir do casamento com Edson Celulari e o sucesso de seus próprios musicais, o livro assume o amadurecimento da artista, sua espiritualidade e total foco na família e no trabalho.

O livro é repleto de boas histórias e a leitura flui. Claudia Raia parece falar de tudo, mas sem superficialidade. Os amantes da dança e do teatro vão adorar conhecer detalhes da carreira da bailarina e atriz hoje considerada a musa dos musicais brasileiros, de pioneira a produtora que já lançou muita gente importante neste segmento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Os amantes de televisão vão acompanhar a ascensão de uma atriz que marcou o veículo pelo carisma e versatilidade. Raia conta bons causos dos bastidores de Roque Santeiro, Rainha da Sucata, Terra Nostra, Sete Pecados, Salve Jorge e A Favorita, e ainda descreve com pormenores todo o clima de romance com Edson Celulari durante as gravações de Deus Nos Acuda.

Serviço:
“Sempre Raia Um Novo Dia”, Claudia Raia com Rosana Hermann, editora HarperCollins
Prefácio de Miguel Falabella, depoimentos de Fausto Silva e Silvio de Abreu
Lançamento oficial: 16 de novembro
Preço de capa da versão física: R$ 44,90, e-book: R$ 29,90



Leia também