Em casa com suas respectivas mães, o casal Rodrigo Fagundes e Wendell Bendelack teve uma ideia inusitada. Os dois são atores. Rodrigo, você deve lembrar, viveu o personagem Patrick do humorístico Zorra Total e participou de outros programas e novelas. Wendell, além de ter atuado em novelas, é roteirista e atualmente faz parte da equipe da próxima trama das seis, Nos Tempos do Imperador.

Noveleiros de carteirinha, eles criaram no Instagram uma série de posts intitulada Nada Para Fazer É Tudo!, em que recriam, de forma divertida, capas de trilhas de novelas (principalmente de LPs). Bati um papo com eles, que respondem em conjunto as aspas abaixo.

A ideia surgiu a partir da nossa paixão por novela. Estávamos ouvindo e organizando a nossa coleção de vinil quando, praticamente, tivemos esse insight ao mesmo tempo. Era um momento sem fazer nada do dia e estávamos felizes, pois as nossas mães, que estão quarentenadas conosco, tinham tomado a primeira dose da vacina. Essa foi a nossa maneira de extravasar, uma brincadeira despretensiosa de trazer o lúdico pra dentro de casa. O nosso trabalho com arte nos permite isso“.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Os atores explicaram a importância desse resgate, que mexe com a memória afetiva das pessoas. “Antes de tudo é uma homenagem, uma releitura cômica das capas: uma sátira mesmo. A trilha sonora era muito forte antigamente. Através das trilhas das novelas conhecíamos novos artistas. Tinha aquele frisson em querer saber quem sairia na capa. Muitos dos nossos ídolos fizeram capas icônicas. Não imaginávamos que fosse despertar tanto o interesse das pessoas, mas ao mesmo tempo sabíamos que mexeríamos na memória emotiva de muita gente, que assim como nós, teve a televisão como sua verdadeira babá eletrônica“.

A produção é totalmente caseira. Rodrigo e Wendell usam os recursos que dispõe em casa. “Até para estimular quem está podendo ficar em casa a encontrar diversão sem ter que sair“.

Os dois produzem tudo (figurino, adereços, cabelos e fotos) e o amigo Pedro Victteri faz no computador a montagem das fotos com as capas. Mas as pessoas querem colaborar. “Alguns amigos já estão separando coisas em casa e dizem que vão deixar na nossa portaria. Eles querem as capas cada vez mais elaboradas!“.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mãe de Rodrigo e um sobrinho já participaram. “A capa de Amor de Mãe foi para celebrar a volta dos capítulos inéditos da novela e nada mais justo do que colocar a minha mãe, que se chama Lourdes, fazendo a Lurdes na capa. Já Pai Herói, foi um autodesafio: como fazê-la? Sobrou pro nosso sobrinho, que já havia pedido pra participar“.

Como nem tudo pode ser remontado tal como é, o atores usam soluções bem criativas. “A brincadeira é usar apenas elementos que temos à mão e é aí que mora a graça. As pessoas adoram as ‘soluções’ que damos para as coisas que não temos em casa“.

A dupla ainda conta com uma participante especialíssima: a gata Agatha Tilete, nome em homenagem a Agatha Christie e à gata Tilete do filme O Pássaro Azul. Agatha aparece em resoluções divertidas, como o adereço no chapéu de Yoná Magalhães no LP Vida Nova internacional, ou substituindo a arara no LP Vereda Tropical internacional. “Ela só posa quando quer. Gato, né, gente?!“.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Eles dizem que as mais dificultosas são as melhores de fazer, já que o desafio é maior. “Fazer Afonso e Solange – Cássio Gabus Mendes e Lídia Brondi na capa do LP Vale Tudo internacional – foi um malabarismo, praticamente uma selfie (rs). Achar um figurino bem próximo do original sem perder o tom cômico das nossas capas é o maior desafio. Até agora todas as capas que decidimos fazer se concretizaram“.

A repercussão tem sido ótima. E não pense que se limita apenas aos saudosistas. “Uma coisa interessante é que os mais jovens nos mandam mensagens dizendo que foram pesquisar o repertório das capas das novelas mais antigas e estão encantados com as músicas que não conheciam. E os mais velhos agradecem por esse momento nostálgico”.

Entre os pedidos, há dois que são bastante desafiadores: as capas dos LPs Brega e Chique internacional e De Quina Pra Lua internacional. Rodrigo e Wendell garantem que serão feitas! Também fiz o meu pedido: as capas dos dois LPs A Gata Comeu, com Agatha Tilde posando para o disco nacional.

Além das já citadas, a dupla fez ainda as capas das novelas O Salvador da Pátria, A Viagem, O Outro, Top Model, A Próxima Vítima, Renascer, Te Contei?, O Dono do Mundo, Sassaricando, O Clone, Sonho Meu e Pega Pega (novela em que Rodrigo Fagundes participou como ator e Wendell Bendelack foi roteirista).

Os perfis no Instagram para você seguir as paródias: @rodrigoonie e @wbendelack.

SOBRE O AUTOR
Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira.

SOBRE A COLUNA
Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Compartilhar.
Avatar photo

Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira. Leia todos os textos do autor