Buscando se recuperar de um rombo de R$ 300 milhões em três anos, a CNN Brasil vem realizando profundas mudanças em seus bastidores. A primeira grande medida para tentar equilibrar as contas foi a demissão em massa realizada no final do ano passado, que levou a dispensas de grifes como Sidney Rezende e Gloria Vanique. Poucos nomes, como Daniela Lima (foto abaixo), foram poupados.

CNN Brasil - Daniela Lima
Reprodução / CNN Brasil

No entanto, as mudanças não devem parar por aí. O canal de notícias planeja fazer uma grande transformação na grade de programação para tentar barrar a concorrência e crescer na audiência. Atualmente, a CNN Brasil tem dificuldades diante da GloboNews e da Jovem Pan News.

Concorrência acirrada

Estúdio I - Andreia Sadi
Reprodução / GloboNews

O atual calcanhar de Aquiles da programação da CNN Brasil é o seu início de tarde. O jornal Visão CNN, apresentado por Luciana Barreto, não tem conseguido fazer frente à intensa concorrência do horário.

O noticiário bate de frente com o Estúdio I, da GloboNews, que cresceu em audiência depois que Andréia Sadi (foto) assumiu a apresentação. O programa ficou mais quente ao apostar em apuração ao vivo e intensificar o noticiário político, tornando-se uma das principais atrações do canal de notícias da Globo.

Mas não é só a GloboNews que incomoda a CNN. A Jovem Pan News também alcança índices satisfatórios com o programa Pânico, exibido no mesmo horário. Com isso, o Visão CNN tem ficado para trás.

Mudanças

Mari Palma
Divulgação / CNN Brasil

Por conta da forte concorrência, a direção da CNN Brasil estuda mudar o horário do Visão CNN. A ideia é criar um novo produto para a faixa, que seja capaz de competir de igual para igual com os programas da GloboNews e Jovem Pan News.

De acordo com o portal Splash UOL, a emissora tem a intenção de produzir um programa mais leve para a faixa horária, sobretudo na tentativa de concorrer com o Pânico. Para isso, o canal cogitou até promover a volta da dupla Phelipe Siani e Mari Palma (foto) para a programação diária. Os jornalistas, vale lembrar, comandaram a primeira fase do Live CNN, exibido no final das manhãs.

A manobra seria até uma maneira de aproveitar os apresentadores, que estão sem função desde o fim do Popverso, Em Alta CNN e CNN Soft Business. No entanto, ainda segundo o UOL, eles não devem assumir tal função, já que não seriam considerados nomes fortes do mercado publicitário. Com isso, Jairo Nascimento pode assumir a nova atração.

Rombo

Jornal da CNN - Monalisa Perrone
Reprodução / CNN Brasil

De acordo com o portal Notícias da TV, a CNN Brasil amargou um rombo de mais de R$ 300 milhões em três anos de atividades. Assim, o canal de Rubens Menin trocou sua direção: saiu a CEO Renata Afonso, entrou o chairman João Camargo.

A estratégia de Camargo é fazer a CNN Brasil se tornar operacional a custos mais baixos, justamente para equilibrar as contas e fazer o canal começar a dar lucro. Com isso, o executivo promoveu uma grande dispensa de mais de 100 profissionais, como Monalisa Perrone (foto), enxugando a folha de pagamento e reduzindo seus custos em 30%.

Agora, o canal mira em reformular a grade de programação para se tornar mais competitivo e atrair a atenção do mercado publicitário. A ideia é investir mais em hard news – tanto que os programas da linha CNN Soft, de entretenimento, já saíram do ar.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor