Cansada de apanhar, CNN Brasil pode ganhar nova programação

06/02/2023 às 14h53

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Daniela Lima na CNN

Buscando se recuperar de um rombo de R$ 300 milhões em três anos, a CNN Brasil vem realizando profundas mudanças em seus bastidores. A primeira grande medida para tentar equilibrar as contas foi a demissão em massa realizada no final do ano passado, que levou a dispensas de grifes como Sidney Rezende e Gloria Vanique. Poucos nomes, como Daniela Lima (foto abaixo), foram poupados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / CNN Brasil

No entanto, as mudanças não devem parar por aí. O canal de notícias planeja fazer uma grande transformação na grade de programação para tentar barrar a concorrência e crescer na audiência. Atualmente, a CNN Brasil tem dificuldades diante da GloboNews e da Jovem Pan News.

Concorrência acirrada

Estúdio I - Andreia Sadi

Reprodução / GloboNews

O atual calcanhar de Aquiles da programação da CNN Brasil é o seu início de tarde. O jornal Visão CNN, apresentado por Luciana Barreto, não tem conseguido fazer frente à intensa concorrência do horário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O noticiário bate de frente com o Estúdio I, da GloboNews, que cresceu em audiência depois que Andréia Sadi (foto) assumiu a apresentação. O programa ficou mais quente ao apostar em apuração ao vivo e intensificar o noticiário político, tornando-se uma das principais atrações do canal de notícias da Globo.

Mas não é só a GloboNews que incomoda a CNN. A Jovem Pan News também alcança índices satisfatórios com o programa Pânico, exibido no mesmo horário. Com isso, o Visão CNN tem ficado para trás.

LEIA TAMBÉM:

Mudanças

Mari Palma

Divulgação / CNN Brasil

Por conta da forte concorrência, a direção da CNN Brasil estuda mudar o horário do Visão CNN. A ideia é criar um novo produto para a faixa, que seja capaz de competir de igual para igual com os programas da GloboNews e Jovem Pan News.

De acordo com o portal Splash UOL, a emissora tem a intenção de produzir um programa mais leve para a faixa horária, sobretudo na tentativa de concorrer com o Pânico. Para isso, o canal cogitou até promover a volta da dupla Phelipe Siani e Mari Palma (foto) para a programação diária. Os jornalistas, vale lembrar, comandaram a primeira fase do Live CNN, exibido no final das manhãs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A manobra seria até uma maneira de aproveitar os apresentadores, que estão sem função desde o fim do Popverso, Em Alta CNN e CNN Soft Business. No entanto, ainda segundo o UOL, eles não devem assumir tal função, já que não seriam considerados nomes fortes do mercado publicitário. Com isso, Jairo Nascimento pode assumir a nova atração.

Rombo

Jornal da CNN - Monalisa Perrone

Reprodução / CNN Brasil

De acordo com o portal Notícias da TV, a CNN Brasil amargou um rombo de mais de R$ 300 milhões em três anos de atividades. Assim, o canal de Rubens Menin trocou sua direção: saiu a CEO Renata Afonso, entrou o chairman João Camargo.

A estratégia de Camargo é fazer a CNN Brasil se tornar operacional a custos mais baixos, justamente para equilibrar as contas e fazer o canal começar a dar lucro. Com isso, o executivo promoveu uma grande dispensa de mais de 100 profissionais, como Monalisa Perrone (foto), enxugando a folha de pagamento e reduzindo seus custos em 30%.

Agora, o canal mira em reformular a grade de programação para se tornar mais competitivo e atrair a atenção do mercado publicitário. A ideia é investir mais em hard news – tanto que os programas da linha CNN Soft, de entretenimento, já saíram do ar.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.