Apesar da aparente dificuldade em definir a fila de suas próximas novelas, a Globo já se deu ao luxo de descartar vários folhetins que estavam bem encaminhados. Pelos mais variados motivos, a emissora optou por jogar no lixo tramas anteriormente confirmadas.

Malu Mader
Malu Mader

Corte de custos, a pandemia de Covid-19 e até política foram algumas das justificativas da emissora para desistir de novelas recentemente. Uma das tramas descartadas foi Feira das Vaidades, de Gilberto Braga, que provavelmente marcaria a volta de Malu Mader à emissora.

O Grande Golpe, de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento, e Conta Comigo, de Mauro Wilson, foram outras novelas jogadas no lixo. Saiba mais:

O Selvagem da Ópera

Escrita por Maria Adelaide Amaral, O Selvagem da Ópera foi concebida inicialmente para a faixa das 23 horas, cotada para ir ao ar em 2019. Porém, naquele ano, a Globo aboliu a novela das onze (ou “supersérie”) para iniciar a produção de novelas no Globoplay.

Com isso, a trama sobre a vida do compositor Carlos Gomes – que seria protagonizada por Renan Monteiro, o Augusto de Renascer – foi convertida em uma novela das seis, com estreia prevista para 2020.

No entanto, a pandemia da Covid-19 e a troca de comando da direção de teledramaturgia da Globo, com a saída de Silvio de Abreu e a entrada de José Luiz Villamarim, levou a emissora a cancelar o projeto. Depois disso, Maria Adelaide Amaral foi dispensada da emissora em 2022.

Feira das Vaidades

Incomodado com o fracasso de Babilônia (2015), Gilberto Braga fez de tudo para emplacar um sucesso e apresentou vários projetos para a Globo. Um deles foi a novela Feira das Vaidades, baseada em Vanity Fair, de William Makepeace Thackeray.

A trama chegou a ser confirmada para a faixa das seis da Globo. Dennis Carvalho era o responsável pela direção artística e até iniciou a escalação de elenco. Cassio Gabus Mendes era um nome confirmado e Malu Mader era o nome certo para protagonizar a obra.

Gilberto Braga, inclusive, entregou os capítulos da trama, escritos com Denise Bandeira. No entanto, a trama acabou engavetada quando a Globo decidiu não produzir novelas de época em meio à pandemia de Covid-19. Gilberto Braga faleceu em 26 de outubro de 2021, sem conseguir emplacar um sonhado sucesso.

O País de Alice

Lícia Manzo
Lícia Manzo

Após o fiasco de Um Lugar ao Sol (2021), Lícia Manzo ganhou uma nova chance na Globo. A autora de A Vida da Gente (2011) e Sete Vidas (2015) foi escalada para voltar à faixa das 18 horas com uma nova novela.

Chamada de O País de Alice, a nova trama foi confirmada para substituir Elas por Elas (2023). A diretora artística Natália Grimberg, inclusive, já havia iniciado a escalação de elenco da trama, que contaria a história de uma musicista brasileira que cresceu na Itália.

Porém, quando tudo parecia encaminhado, a Globo decidiu cancelar a produção. Na época, a informação era de que Amauri Soares, diretor geral dos Estúdios Globo, havia considerado a novela elitista demais e buscava um texto mais popular para suceder Elas por Elas. Com isso, O País de Alice perdeu a vaga para No Rancho Fundo.

O Grande Golpe

Trama de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento para a faixa das 21 horas, O Grande Golpe chegou a ser confirmada para substituir Travessia na Globo. Porém, a emissora adiou a novela e pediu mudanças no texto aos autores.

Os novelistas, então, atenderam ao pedido da Globo, enquanto O Grande Golpe foi sendo constantemente adiada. Ela chegou a ser cotada para substituir Terra e Paixão e, depois, Renascer. Mas os planos não foram adiante.

No início de 2024, Ricardo Linhares confirmou que a trama havia sido engavetada. O autor explicou que a novela, sobre um famoso jogador de futebol, previa muitas viagens internacionais, o que encareceria sua produção, daí a opção da Globo pelo cancelamento.

Conta Comigo

No final do ano passado, a Globo confirmou que Família é Tudo seria substituída por Conta Comigo, novela de Mauro Wilson. Seria a volta do autor de Quanto Mais Vida, Melhor! (2021) à faixa das sete.

Mas, pouco tempo depois, a emissora voltou atrás e escalou Claudia Souto, que escreverá Volta por Cima. A princípio, Conta Comigo teria sido apenas adiada, já que a história traria um vilão que era político, o que poderia causar problemas em ano eleitoral.

Porém, depois disso, a emissora optou por engavetar de vez a produção. Mauro Wilson, inclusive, foi escalado para escrever a continuação de Êta Mundo Bom! (2016), trama cuja sinopse e os primeiros capítulos serão desenvolvidos por Walcyr Carrasco.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor