André Santana

Desde o início de Travessia, Moretti (Rodrigo Lombardi, foto abaixo) mostrou que não era coisa boa. O rapaz traiu o amigo e sócio ao se envolver com a namorada dele, Débora (Grazi Massafera). Depois, a rejeitou e a ameaçou quando ela apareceu grávida dele.

Rodrigo Lombardi - Travessia
Reprodução / Globo

No entanto, o grau de maldade do empresário só fez crescer. Se antes ele parecia um sádico mau-caráter, agora ele se revela um verdadeiro bandido. Além de tentar assassinar Oto (Rômulo Estrela) e perseguir Brisa (Lucy Alves), ele ainda inferniza a vida de Guida (Alessandra Negrini). Ou seja, se tornou o grande vilão de Travessia.

Porém, Moretti não consegue convencer como o grande malvado da história de Gloria Perez. O personagem perde força por conta de suas motivações estapafúrdias e, principalmente, pela interpretação canastrona de Rodrigo Lombardi.

Coringa?

Alessandra Negrini e Rodrigo Lombardi em Travessia
Reprodução / Globo

Nos primeiros capítulos de Travessia, a risada forçada de Moretti levou o personagem a ser comparado ao Coringa, o eterno rival de Batman. Lombardi dava um ar fanfarrão às atitudes infantis do empresário, que passava a impressão de ser alguém que não levava nada a sério.

Esse ar sádico foi reforçado quando a trama envolvendo Guida e Leonor (Vanessa Giácomo) surgiu. Moretti parecia se divertir enquanto as duas irmãs se tornavam rivais por causa dele. Ele ainda botou lenha na fogueira e alimentou esta rivalidade, ao se insinuar para Leonor e até trocar um beijo com a cunhada.

Mas, a partir do momento em que Moretti passou a fazer maldades mais, digamos, criminosas, seu jeito Coringa ficou forçado. Rodrigo Lombardi, com sua interpretação canastrona, imprime um tom cartunesco às atitudes do vilão, tornando-o um malvado de desenho animado. Por isso, é difícil levá-lo a sério.

Problema

Travessia - Rodrigo Lombardi
Adriano Fagundes / Globo

Assim, ao alçar Moretti à condição de vilão-mor de Travessia, Gloria Perez acabou criando mais um problema para sua novela que já é suficientemente problemática. Afinal, se já era difícil torcer por Brisa, em razão de seus inúmeros equívocos, a coisa fica ainda mais complicada quando seu rival é uma versão pobre do Coringa.

Aliás, a relação entre Moretti e Brisa também acabou soando forçada. O empresário tem suas diferenças com Oto, verdade, mas o ódio que ele nutre por Brisa parece um tanto desproporcional.

Por essas e outras, Moretti não é um bom vilão. Suas atitudes são toscas e não ajudam Travessia a ficar minimamente interessante.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor