Conhecida como o canal do esporte, a Band agora quer se tornar referência no Campeonato Brasileiro da Série B. A estação dos Saad, que já exibe a edição de 2023 do campeonato, tem contrato para transmitir o certame até 2026.

Roger Guedes
Agência Corinthians

Contudo, com uma audiência baixa e preocupante, a emissora que já teve o histórico locutor esportivo Luciano do Valle à frente dos eventos futebolísticos, vai precisar de uma forcinha para melhorar no Ibope. Quem sabe até “torcer” para um dos maiores clubes do Brasil, o Corinthians de Roger Guedes (foto acima), descer de divisão…

[anuncio_1]

Monopólio da concorrente

Luciano do Valle

A Band foi muito importante para difundir diversas modalidades entre os anos 80 e 90. Comandadas por Luciano do Valle (foto acima), transmissões de futebol internacional, NBA, NFL, entre outras competições começaram a cair no gosto do brasileiro e, desde então, a emissora dedicava seu domingo totalmente aos eventos esportivos.

Destacando-se em diversas frentes, a Band viu o futebol – nacional e sul-americano – crescer na concorrente. A Globo dominou as transmissões dos maiores campeonatos do gênero e, por muito tempo, teve o monopólio dos Campeonatos Estaduais, Campeonato Brasileiro Série A, Copa do Brasil e Copa Libertadores.

De volta ao jogo

Campeonato da Série B
Reprodução / Web

Mas, em setembro de 2021, as coisas mudaram de configuração. A Lei 14.205, conhecida como “Lei do Mandante”, foi sancionada alterando a forma de transmissão desportivas no país.

Com isso, um mundo novo de oportunidades se abriu para quem quisesse garantir o direito de transmissão de um campeonato nacional. E foi dessa forma que a Band voltou ao jogo, garantindo os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro Série B até 2026.

Com a promessa de transmitir quatro jogos ao vivo por rodada, a emissora voltou a ter o final de semana repleto de esportes – lembrando que o canal ganhou os direitos da Fórmula 1 da Globo, o Campeonato Alemão e a NBA.

Com a compra assegurada, o desafio agora é estabelecer uma audiência considerável para as 152 partidas que possui em contrato. Contudo, o início não é animador. Na primeira rodada, de acordo com a empresa Kantar Ibope Media, a partida entre Vitória e Ponte Preta atingiu a modesta média de 2,1 pontos de audiência, sendo que cada ponto de audiência na Grande São Paulo equivale a 76.953 lares ou 206.674 indivíduos.

Em 2023, nenhum grande clube do eixo sul e sudeste compõe a Série B do Brasileirão, história que pode mudar no próximo ano. O Corinthians pode ser o alavanque que a Band precisa para garantir ótimos números na audiência.

O clube alvinegro paulista não faz um começo animador na primeira divisão e ocupa a 17ª colocação do Campeonato Brasileiro, integrando a zona de rebaixamento.

Receita para o rebaixamento

Não é de hoje que o Corinthians vive má fase, questão que está ligada a um elenco desequilibrado, à troca constante de treinadores e à má gestão por parte dos dirigentes. Boa parte da torcida e da imprensa questionam a renovação de jogadores experientes, que já não entregam o mesmo desempenho, e contratações de jogadores que não renderam até o momento.

Vanderlei Luxemburgo é o quarto treinador do Corinthians em sete rodadas disputadas pela primeira divisão. Antes dele, passou pelo comando: Fernando Lázaro, Cuca e Danilo de Andrade. Nos seis jogos de Luxa como técnico, foram dois empates e quatro derrotas. Esse baixo aproveitamento pode ser o ingrediente principal para o clube cair pela segunda vez.

Em 2007, ano do primeiro rebaixamento do Corinthians, o cenário não era muito diferente de hoje. Na época, o time acabava de se desfazer de uma parceria sem o principal objetivo alcançado – a conquista da Copa Libertadores. Grandes jogadores, como Tevez, Nilmar, Mascherano e Carlos Alberto deixaram o time, que começou a temporada do ano seguinte apostando na base e em contratações modestas, o que culminou na queda de divisão.

Parceria de sucesso

Terceiro Tempo - Milton Neves

Outro grande clube foi pioneiro em levar audiência mesmo jogando a segunda divisão. O Palmeiras foi rebaixado em 2002 e jogou a Série B do ano seguinte, com transmissão da TV Record. A emissora transmitiu todos os jogos do alviverde, que se sagrou campeão daquela edição.

Além dos jogos, o canal dava muito foco ao Palmeiras, com matérias especiais e levava os jogadores para os principais programas do canal como o Terceiro Tempo, de Milton Neves (foto acima), e o Bate-Bola.

A parceria foi um sucesso, com grandes audiências e rendendo ótimos frutos para ambas as partes.

Desde então, inúmeros times caíram para segunda divisão. O próprio Palmeiras veio a ser rebaixado novamente em 2012. Clubes como Vasco, Botafogo, Grêmio e Internacional também trilharam esse caminho.

O Campeonato Brasileiro ainda está no início, mas é possível vislumbrar uma nova parceria de sucesso envolvendo Band e Corinthians.

Compartilhar.