Canal Rural, da JBS, troca presidente para reduzir custos e modernizar linguagem
25/05/2017 às 8h30
Um dos principais canais voltados ao agronegócio do Brasil, o Canal Rural, de posse da JBS, dona de marcas importantes como a Friboi, passou recentemente por uma troca significativa em seu comando, oficializada no dia 16 de maio.
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Júlio Cargnino, que antes era diretor de conteúdo da emissora, foi promovido. Ele substituiu Donário Lopes de Almeida, que virou oficialmente conselheiro de assuntos estratégicos.
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Júlio está desde 2008 no Canal Rural e é formado em jornalismo, com MBA em Gestão Empresarial. No lugar dele, entra Alessandra Mello, que era gerente de jornalismo do canal.
Pelo que apurou a reportagem do TV História, Júlio é visto como um executivo que pode trazer de volta os áureos tempos. A emissora não tem tido bons resultados nos quesitos audiência e financeiro nos últimos tempos.
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Júlio vai comandar uma nova campanha de corte de gastos, algo que já está acontecendo no Canal Rural há algum tempo, antes mesmo dos escândalos políticos envolvendo a JBS. A ordem é cortar gastos onde for possível.
O atual presidente, inclusive, receberá menos do que Donário ganhava. O ex-presidente estava no cargo há 10 anos e ainda é bastante respeitado no grupo em si, tendo muita influência no que é decidido.
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Outro fato é que o Canal Rural irá se modernizar ao máximo. A ideia é dar uma nova linguagem e tentar achar um novo meio de passar as notícias do mundo do agronegócio de forma leve e diferenciada.
Fundado em 1996, o Canal Rural é uma das principais plataformas de comunicação especializadas em agronegócio no Brasil. Além de TV segmentada, a marca engloba portal de notícias, leilões, eventos, aplicativos e educação para o agronegócio.
Foi fundado numa joint-venture entre a Globosat e o Grupo RBS, que terminou em 1998, com a RBS ficando sozinha no negócio até 2013, quando foi anunciada a compra da emissora pela J&F, holding que controla a JBS.
O valor da aquisição foi de R$ 40 milhões, bem alto para o que valia o negócio na época. Hoje, a empresa conta com sede em São Paulo e tem entrada nas principais operadoras de TV por assinatura do Brasil, além de estar em Antenas Parabólicas de todo o país. Seus principais concorrentes são o Terraviva, da Band, e o Canal do Boi, do Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA).