Canal que pertenceu ao filho de Lula volta após dois anos fora do ar

Um canal que fez grande sucesso em meados dos anos 2000 foi a PlayTV, voltado ao mundo dos games e que está de volta na TV a cabo. A história da emissora passou por altos e baixos, envolvendo o ex-presidente Lula e um de seus filhos (foto abaixo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em junho de 2006, o Grupo Bandeirantes tirou o Canal 21 do ar e colocou no lugar o PlayTV, gerida pelo grupo Gamecorp. A ideia inicial era trazer na programação produções voltadas ao público “gamer”.

Nova opção

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos programas de sucesso foi o Combo Joga + Fala, que era apresentado por Luciano Amaral e trazia convidados que jogavam video game enquanto eram entrevistados.

Além disso, o canal apostava em desenhos do mundo anime e exibição de videoclipes, na intenção de levar o público da MTV Brasil. A emissora começou a chamar a atenção do público, que viu nela uma nova opção na TV aberta. Empresas como Itaú e Samsung passaram a patrocinar a PlayTV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Em 2008, a parceria entre a Band e a Gamercop foi desfeita, e o Canal 21 retornou, alugando seu horário para a Igreja Mundial do Poder de Deus. Dessa forma, a PlayTV seguiu com a sua programação na TV fechada.

Investigação

O fim da PlayTV na TV aberta seguiu por uma grande polêmica, que tomou conta do noticiário entre 2007 e 2008. Um dos donos da Gamecorp era Fábio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula. A imprensa noticiou que a Telemar, que hoje é a Oi, empresa de telefonia de concessão do governo federal, passou a investir no negócio depois da entrada de Fábio.

A empresa recebeu 10 milhões de reais da empresa de telefonia como compra antecipada de comerciais de TV. A justiça passou a investigar Fábio e a Gamecorp, acusados de montar uma corporação que visava apenas ajudar a Telemar e o então presidente Lula.

Toda transação passou por análises da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Polícia Federal, Ministério Público e Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), porém nada de irregular no negócio foi descoberto. Até a Operação Lava Jato ressuscitou a investigação da Gamercorp em 2019, mas acabou sendo arquivada em janeiro de 2022 por falta de provas.

De volta

Em maio de 2020, Fábio Luis Lula da Silva vendeu a sua parte na Gamecorp, que, por sua vez, foi vendida a Walter Abrahão Filho (foto acima). O empresário desmontou a PlayTV e colocou no ar a TV Walter Abrahão. Em 2021, foi noticiado que o novo canal comprara os direitos das Eliminatórias da Copa 2022, mas acabou perdendo os jogos por falta de pagamento.

Depois de dois anos fora do ar, a PlayTV volta a ser transmitida com novos donos, mas com a programação voltada aos amantes do mundo geek.

Sair da versão mobile