Canal especializado em exibir filmes e séries de humor, como Todo Mundo Odeia o Chris (foto abaixo), o TBS está com os dias contados. A emissora, que está entre as menos vistas da TV paga, sairá de cena para abrir espaço a um novo canal, de conteúdo mais popular.

Todo Mundo Odeia o Chris
Reprodução / TBS

Trata-se do TNT Novelas, que promete exibir folhetins turcos, mexicanos e até brasileiros. Ou seja, o novo canal, que pertence à Warner Bros. Discovery, promete rivalizar com o Viva ao disputar a atenção do público noveleiro.

[anuncio_1]

Em baixa

CQC - Marcelo Tas
Divulgação / Band

No ar desde 2011, o TBS se especializou em conteúdos de humor, com a proposta de ser um canal voltado à família. Sua programação, baseada em filmes e séries, também já foi ocupada por produções nacionais, como o CQC (foto acima), da Band, e o É Tudo Improviso, do mesmo canal.

No entanto, a emissora nunca foi muito expressiva no ranking de audiência das estações da TV paga. Tanto que, em abril deste ano, o TBS aparecia em 80º na lista dos canais fechados.

Assim, a Warner Bros. Discovery vai abrir mão do espaço voltado ao humor. De olho na popularidade das novelas na América Latina, a gigante internacional vai substituir o TBS pelo TNT Novelas em todo o continente. Ou seja, saem as comédias e séries estadunidenses, entram os dramalhões mexicanos, turcos e até brasileiros.

Folhetins

Será Isso Amor?
Reprodução / HBO Max

De acordo com o portal Notícias da TV, o TNT Novelas substitui o TBS em julho em toda a América Latina. A programação do canal será recheada de folhetins, todos títulos expressivos já disponíveis na HBO Max, plataforma de streaming da Warner. A novela turca Será Isso Amor? (foto acima), hit da plataforma, deve ser o carro-chefe da estreia do novo canal.

[anuncio_3]

Além disso, o TNT Novelas também exibirá Um Milagre (foto abaixo), a versão turca da famosa série The Good Doctor, dos EUA. O dramalhão já figurou entre as atrações mais consumidas na HBO Max no Brasil.

Novelas mexicanas também devem fazer parte da programação do novo canal, assim como brasileiras. O TNT Novelas busca produções nacionais feitas fora da Globo para exibir. Além de aumentar a variedade da grade, a presença de novelas nacionais se faz presente por conta da lei que obriga cotas de conteúdo brasileiro nos canais pagos.

Um Milagre
Reprodução / HBO Max

Deste modo, o novo TNT Novelas já entra no ar com um público-alvo bem definido: os fãs de novelas. Ou seja, o canal da Warner vai rivalizar diretamente com o Viva, do Grupo Globo, cuja programação é recheada de tramas clássicas da emissora. Atualmente, o Viva é o canal mais visto da TV paga. A briga vai ser boa!

Cancelados

Apresentadores do Shoptime
Divulgação / Shoptime

O fim do TBS no Brasil mostra que a TV paga vive uma crise de audiência que vem causando a extinção de emissoras pagas. Tanto que, além do canal da Warner, outras duas emissoras saíram do ar recentemente.

Um deles foi o Smithsonian Channel Brasil, que fazia parte do catálogo da Newco, programadora de canais do Grupo Bandeirantes. Recentemente, foi a vez do clássico Shoptime (foto acima) se despedir do público, reduzindo sua presença às redes sociais.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor