André Santana

Enquanto se preparava para entrar no ar, a CNN Brasil provocava frisson no mercado ao anunciar cada nova contratação. O canal de notícias arrematou grandes nomes do jornalismo brasileiro, como Evaristo Costa, para chamar a atenção do público e gerar buzz. Porém, dois anos depois, já são muitas as baixas da emissora – incluindo o festejado Evaristo.

Evaristo Costa

Nesta semana, a CNN Brasil anunciou a saída de Daniel Adjuto, que comandava o Live CNN ao lado de Marcela Rahal. O jornalista foi uma das primeiras contratações do canal, onde começou como repórter em Brasília (e comandou a famosa entrevista na qual Regina Duarte, então Secretária Especial de Cultura, cantou marchinhas do tempo da Ditadura).

Adjuto engrossa a lista de jornalistas conhecidos que já passaram pelo canal, mas que já não fazem mais parte do cast da CNN. Pelos mais variados motivos, outras grifes do telejornalismo nacional não esquentaram o banco e logo partiram da emissora noticiosa.

Ex-globais

Carla Vilhena na CNN

Uma das últimas grandes contratações da CNN Brasil foi Carla Vilhena, que estava afastada da TV desde sua saída da Globo, em 2018. Na nova casa, a apresentadora assumiu o comando do Visão CNN, noticiário da hora do almoço. No entanto, após pouco mais de um ano na função, a jornalista pediu demissão e deixou a CNN.

Outro ex-global que não ficou muito tempo por ali foi Alexandre Garcia. Comentarista do quadro Liberdade de Opinião, o veterano costumava disparar comentários negacionistas e anti-ciência, o que o fazia ser constantemente desmentido pelos âncoras Rafael Colombo e Elisa Veeck, no CNN Novo Mundo. Após vários impropérios proferidos pelo jornalista, a CNN optou por dispensá-lo.

Destaque do Jornal Hoje, da Globo, Evaristo Costa também passou pelo canal. O apresentador foi contratado para comandar o CNN Séries Originais, gravando cabeças para os documentários direto da Inglaterra, onde vive. No entanto, após pouco mais de um ano na função, o jornalista foi surpreendido com o anúncio do cancelamento de seu programa.

Na época, Costa afirmou que ficou sabendo de sua demissão ao ver as chamadas da programação da emissora e notar que o CNN Séries Originais estava fora da grade.

“Eles foram extremamente deselegantes e despreparados durante o distrato. Fui surpreendido por quem não esperava ser surpreendido, considero uma sabotagem. Mas quem levou o tiro no pé pela atitude foram eles mesmos. Eu optei pela verdade”, declarou o jornalista ao Notícias da TV.

Passagem-relâmpago

Reinaldo Gottino na CNN

No entanto, ninguém teve uma passagem tão rápida pela CNN Brasil quanto Reinaldo Gottino. O jornalista da Record foi levado para o canal de notícias para comandar dois jornais diários, o CNN Novo Dia e o CNN 360º, mas ficou cerca de dois meses no ar.

Gottino deixou o Balanço Geral para assinar com o novo canal em setembro de 2019. Em março de 2020, entrou no ar com os dois jornais diários na CNN Brasil. Mas, em maio do mesmo ano, o jornalista avisou que estava deixando a emissora para voltar para a Record.

Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, Gottino explicou o motivo de sua decisão.

“Foi ficando pesado, muito puxado pra mim. Quando você entra nesse formato, ele é muito seguro pra emissora. Eu comecei a me sentir preso naquela caixinha. Mas eu estava acostumado com uma coisa mais espaçosa. Pensei assim: ‘Poxa, queria tocar uma coisa diferente’. Era um projeto muito novo. Gostava mais daquele espaço [da Record]”, confessou.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor