Canal continua insistindo em programa que já de o que tinha que dar
17/09/2022 às 15h45
Não foi nada bem a estreia de MasterChef Profissionais, na Band. A competição culinária comandada por Ana Paula Padrão teve sua nova temporada lançada nesta terça-feira (13), mas não atraiu a atenção do público, mais uma clara demonstração de que a franquia perdeu força.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro episódio de MasterChef Profissionais foi exibido das 22h21 à 0h44, e anotou apenas 1,7 ponto de média, 2,4 pontos de pico e 3% de share, segundo dados do Kantar Ibope. Foi um resultado menor do que o alcançado pelo horário político, que rendeu à Band 3,4 pontos das 20h30 às 20h55.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, a disputa que reúne chefs profissionais para serem avaliados por Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Helena Rizzo não conseguiu segurar o público que, até a semana anterior, acompanhava a versão amadores do MasterChef Brasil. A final, exibida no dia 6 de setembro, alcançou 2,9 pontos de média e 5,2% de participação.
Queda
LEIA TAMBÉM:
● Saiba quem é o chef que vai substituir Fogaça no MasterChef
● Band ignora desgaste e lança mais uma temporada do Masterchef
● Que horas começa o Masterchef na Band?
MasterChef Brasil foi o primeiro reality culinário a alcançar grande visibilidade e repercussão na televisão brasileira. O programa revitalizou as noites de terça-feira da Band e lançou a moda dos talent shows na cozinha, que se proliferaram pelas demais emissoras a partir daí.
Os jurados Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella caíram nas graças do público, e o MasterChef se tornou o mais popular programa do segmento. Nos áureos tempos, a atração chegou a alcançar a vice-liderança na audiência, um feito e tanto para os padrões da Band.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a emissora acabou se lambuzando com o sucesso de seu principal produto, investindo em temporadas cada vez maiores e coladas umas às outras. Com isso, o formato logo perdeu força.
A crise de audiência do MasterChef já vem de alguns anos, mas a Band segue insistindo na produção, que se tornou um programa fixo da grade. Em 2022, além de “colar” as versões amadora e profissional, o canal ainda exibirá, até o fim do ano, especiais envolvendo crianças e pessoas acima de 60 anos. O bom faturamento e falta de opções da emissora explicam tamanha insistência, mesmo com a audiência deixando a desejar.