Patrícia Kogut deu uma notícia em sua coluna no Globo que pôs em polvorosa a comunidade telenostálgica das redes sociais (na qual me incluo): o canal Viva irá exibir a clássica novela Locomotivas.

É uma das que mais tenho vontade de assistir (como a maioria das produções da década de 1970). Porém, sou discreto na comemoração. Dado o histórico do Viva, sabemos que o canal pode voltar atrás. Estamos até hoje esperando estrear novelas que foram anunciadas com antecedência e ficaram no limbo (como Roda de Fogo e Jogo da Vida).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Promessa é dívida!

Nem vou considerar as dificuldades legais do canal para conseguir reprisar títulos antigos. Este é outro assunto. Kogut, sabemos, tem contatos quentes no Viva. Se ela anuncia, é factual e dou fé. Ninguém põe em dúvida sua informação. A questão é se o canal manterá a promessa até lá.

O anúncio faz brotar expectativa no público, que se não for concretizada, gera a temida revolta nas redes sociais. Muita água pode rolar, já que essa estreia seria para daqui um ano (novembro de 2021). Locomotivas poderá vir após O Salvador da Pátria, que, por sua vez, foi prometida para depois de Sassaricando, que, por sua vez, nem chegou na metade de sua exibição ainda!

Ou seja, se até o salvador da pátria pode dançar, imagina as locomotivas! Como sofre o nostálgico ansioso!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O hype por Locomotivas

E por que esse hype todo pela novela de Cassiano Gabus Mendes? Não é pelas histórias, que foram diversas vezes recontadas em novelas posteriores. Hoje não renderiam nem tramas paralelas. O melhor de Locomotivas é o registro da época, da crônica de costumes do Rio de Janeiro de 43 anos atrás, sem internet, smartfones, streamings e as facilidades de hoje.

O hype das Locomotivas está no colorido brilhante das maquiagens, nos penteados “ventania”, no auge das discotecas, nos biquínis baixos em corpos besuntados de óleo, nos cenários repletos de samambaias e almofadões espalhados pelo chão, no V estilizado do logotipo, na “peacock chair” de Kiki Blanche, nas batas, camisas de gola pontuda e calças de tergal bocas-de-sino, e no gingado irresistível da banda Black Rio enquanto a bela da abertura é penteada e maquiada.

Na torcida por essa viagem nostálgica à minha infância!

AQUI tem tudo sobre Locomotivas: a trama, elenco e personagens, trilha sonora e muitas curiosidades.

SOBRE O AUTOR
Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira.

SOBRE A COLUNA
Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Compartilhar.
Avatar photo

Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira. Leia todos os textos do autor