Em A Indomada (1997), as mulheres de Greenville corriam um sério risco em noite de lua cheia. Elas poderiam ser atacadas pelo Cadeirudo, uma estranha e misteriosa criatura de traseiro avantajado que as assustava na novela escrita por Aguinaldo Silva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo da trama, muitos homens da cidade se tornaram suspeitos de ser o Cadeirudo. Mas apenas na reta final da novela a verdade é revelada: era a beata Lourdes Maria quem vestia o terno e o chapéu característicos do falso tarado.
A personagem era vivida pela atriz Sônia de Paula (foto acima), veterana da televisão brasileira que já fez inúmeros trabalhos na telinha. Há alguns anos, a artista apareceu irreconhecível ao perder 35 quilos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bariátrica
Em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo, em fevereiro de 2020, Sônia de Paula afirmou estar vivendo uma ótima fase em sua vida. A artista, que estava com 66 anos, revelou que o bom momento se devia à cirurgia bariátrica a qual se submeteu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Estava com muita dificuldade para emagrecer e já com dores no joelho e nos pés. Optei pela bariátrica e foi a melhor decisão da minha vida. De lá para cá, eliminei 35 quilos. Falo eliminei porque, se falar que perdi, tenho medo de achar de novo. E isso eu não quero de jeito nenhum”, divertiu-se a atriz.
Sônia revelou ainda que precisou se preparar espiritualmente para poder realizar a cirurgia, e que entende que o procedimento é apenas uma parte da mudança de vida que buscou. A atriz contou que também passou por uma reeducação alimentar e vem se exercitando diariamente.
“A minha qualidade de vida mudou totalmente”, finalizou.
Carreira
Sônia de Paula estreou na televisão em 1972, na novela A Patota, uma das primeiras novelas das seis produzidas pela Globo. Ela interpretou a personagem Aninha na trama, único folhetim escrito pela dramaturga Maria Clara Machado.
Na sequência, a atriz emplacou diversas personagens em produções como Estúpido Cupido (1976), A Sucessora (1978), Mulheres de Areia (1993), Explode Coração (1995), Chocolate com Pimenta (2003), Sítio do Picapau Amarelo (2007) e Caras & Bocas (2009), entre várias outras.
Seu mais recente trabalho na TV foi uma participação no humorístico Procurando Casseta & Planeta, exibido pelo Multishow em 2016.
Cena marcante
ReproduçãoMas, sem dúvidas, a beata Lourdes Maria de A Indomada é a personagem mais lembrada da carreira de Sônia de Paula. Fiel escudeira da vilã Altiva (Eva Wilma), a figura prezava pela “moral e pelos bons costumes” de Greenville.
Justamente por isso, muitos espectadores de A Indomada foram surpreendidos com a revelação de que a religiosa era o Cadeirudo (foto acima). Ela foi desmascarada numa cena antológica, quando todas as mulheres de Greenville encurralaram a criatura numa noite de luar.
O autor Aguinaldo Silva preparou uma “pegadinha” durante a revelação. Assim que o Cadeirudo é encurralado, ele surge com o rosto de Pitágoras (Ary Fontoura), surpreendendo a todos. No entanto, o verdadeiro Pitágoras aparece, confundindo todo mundo. É quando o Cadeirudo tira a “máscara de Pitágoras” e revela sua verdadeira face.
A cena termina com a juíza Mirandinha (Betty Faria) gritando, surpresa: “então era você?”. Depois, a sequência corta para a delegacia, onde finalmente o público vê o rosto de Lourdes Maria, confessando ser ela o Cadeirudo. A beata explica que o tipo foi uma criação dela e de Altiva, com o objetivo de assustar as mulheres da cidade.