Em A Indomada (1997), as mulheres de Greenville corriam um sério risco em noite de lua cheia. Elas poderiam ser atacadas pelo Cadeirudo, uma estranha e misteriosa criatura de traseiro avantajado que as assustava na novela escrita por Aguinaldo Silva.

Sonia de Paula - A Indomada
Reprodução / Globo

Ao longo da trama, muitos homens da cidade se tornaram suspeitos de ser o Cadeirudo. Mas apenas na reta final da novela a verdade é revelada: era a beata Lourdes Maria quem vestia o terno e o chapéu característicos do falso tarado.

A personagem era vivida pela atriz Sônia de Paula (foto acima), veterana da televisão brasileira que já fez inúmeros trabalhos na telinha. Há alguns anos, a artista apareceu irreconhecível ao perder 35 quilos.

[anuncio_1]

Bariátrica

Sônia de Paula

Em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo, em fevereiro de 2020, Sônia de Paula afirmou estar vivendo uma ótima fase em sua vida. A artista, que estava com 66 anos, revelou que o bom momento se devia à cirurgia bariátrica a qual se submeteu.

“Estava com muita dificuldade para emagrecer e já com dores no joelho e nos pés. Optei pela bariátrica e foi a melhor decisão da minha vida. De lá para cá, eliminei 35 quilos. Falo eliminei porque, se falar que perdi, tenho medo de achar de novo. E isso eu não quero de jeito nenhum”, divertiu-se a atriz.

Sônia revelou ainda que precisou se preparar espiritualmente para poder realizar a cirurgia, e que entende que o procedimento é apenas uma parte da mudança de vida que buscou. A atriz contou que também passou por uma reeducação alimentar e vem se exercitando diariamente.

“A minha qualidade de vida mudou totalmente”, finalizou.

Carreira

Rodrigo Faro, Sonia de Paula e Licurgo Spinola - A Indomada
Divulgação / Globo

Sônia de Paula estreou na televisão em 1972, na novela A Patota, uma das primeiras novelas das seis produzidas pela Globo. Ela interpretou a personagem Aninha na trama, único folhetim escrito pela dramaturga Maria Clara Machado.

Na sequência, a atriz emplacou diversas personagens em produções como Estúpido Cupido (1976), A Sucessora (1978), Mulheres de Areia (1993), Explode Coração (1995), Chocolate com Pimenta (2003), Sítio do Picapau Amarelo (2007) e Caras & Bocas (2009), entre várias outras.

Seu mais recente trabalho na TV foi uma participação no humorístico Procurando Casseta & Planeta, exibido pelo Multishow em 2016.

Cena marcante

Cadeirudo - A Indomada
Reprodução

Mas, sem dúvidas, a beata Lourdes Maria de A Indomada é a personagem mais lembrada da carreira de Sônia de Paula. Fiel escudeira da vilã Altiva (Eva Wilma), a figura prezava pela “moral e pelos bons costumes” de Greenville.

Justamente por isso, muitos espectadores de A Indomada foram surpreendidos com a revelação de que a religiosa era o Cadeirudo (foto acima). Ela foi desmascarada numa cena antológica, quando todas as mulheres de Greenville encurralaram a criatura numa noite de luar.

O autor Aguinaldo Silva preparou uma “pegadinha” durante a revelação. Assim que o Cadeirudo é encurralado, ele surge com o rosto de Pitágoras (Ary Fontoura), surpreendendo a todos. No entanto, o verdadeiro Pitágoras aparece, confundindo todo mundo. É quando o Cadeirudo tira a “máscara de Pitágoras” e revela sua verdadeira face.

A cena termina com a juíza Mirandinha (Betty Faria) gritando, surpresa: “então era você?”. Depois, a sequência corta para a delegacia, onde finalmente o público vê o rosto de Lourdes Maria, confessando ser ela o Cadeirudo. A beata explica que o tipo foi uma criação dela e de Altiva, com o objetivo de assustar as mulheres da cidade.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor