Cadeira de rodas e cirurgias: por onde anda Roberto Bonfim, o Antoninho de Império? - TV História

Cadeira de rodas e cirurgias: por onde anda Roberto Bonfim, o Antoninho de Império?

Whatsapp

Roberto Bonfim de Andrade nasceu em 12 de março de 1945, no Rio de Janeiro (RJ). O ator estreou na televisão em 1971, na novela Bandeira 2, da Globo.

Depois, esteve em tramas como Selva de Pedra, O Semideus, Fogo sobre Terra, Gabriela, O Feijão e o Sonho, Maria, Maria e Pecado Rasgado.

Seu primeiro papel de grande destaque foi o de Tobias na primeira versão de Cabocla (1979). Depois esteve em Chega Mais, Lampião e Maria Bonita, Paraíso, quando viveu Terêncio, Champagne, Partido Alto e Cambalacho, interpretando Wanderley.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Após uma passagem pela Manchete, onde fez Helena e Carmem, voltou para a Globo em Vida Nova. Se destacou em 1989, ao viver Amintas em Tieta.

Nos anos 1990, esteve em Amazônia, Renascer, Tocaia Grande, Hilda Furacão, Pecado Capital e Terra Nostra. Nos anos 2000, participou de tramas como Uga Uga, O Clone, Celebridade, América, Desejo Proibido e Três Irmãs.

Em Império, viveu Antoninho, presidente da escola de samba Unidos de Santa Teresa. Depois disso, ainda participou de Babilônia e Segundo Sol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste ano, pôde ser visto em Gênesis, da Record, no papel de Teruel. Seu próximo trabalho já é conhecido: o ator estará em Nos Tempos do Imperador, próxima novela inédita das seis da Globo, na pele do Coronel Ambrósio Rocha.

Nos últimos tempos, o ator tem enfrentado alguns problemas de saúde. Em 2016, um ano após o final de Império, Bonfim passou por uma cirurgia bariátrica, perdendo 50 quilos. Antes disso, chegou a usar cadeira de rodas por causa do excesso de peso. Ele também fez procedimentos no quadril e na bacia, por conta de artrose, se recuperando posteriormente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Bonfim foi casado com a figurinista Marília Carneiro entre 1969 e 1977, com quem tem uma filha, Ana. Também tem uma filha adotiva, Maria Lúcia. Ele ainda namorou as atrizes Betty Faria, Joana Fomm, Renata Sorrah e Solange Couto, entre outras.

Atualmente, o ator tem 76 anos e foi vacinado contra a Covid-19, declarando seu apoio ao SUS no momento da aplicação da segunda dose.



Leia também