Nesta segunda-feira (5), o Brasil perdeu Rubens Antônio da Silva, o Caçulinha, músico e compositor que ficou muito famoso por ter participado durante anos do Domingão do Faustão, na Globo. O artista passou por vários programas, mas sua parceria com Fausto Silva fez história na TV.

Caçulinha e Fausto Silva no Domingão do Faustão
Caçulinha e Fausto Silva no Domingão do Faustão

Por mais de 20 anos, Caçulinha esteve ao lado de Faustão no dominical da Globo, interagindo com o apresentador, tocando jingles nas ações de merchandising e até apresentando quadros. No entanto, sua saída da atração, em 2009, foi bastante ruidosa.

Na época, dizia-se que Caçulinha deixou o Domingão do Faustão por ter brigado com o apresentador. Será?

Quem foi Caçulinha?

Caçulinha nasceu em 1938 numa família musical. Garoto prodígio, o músico tinha a habilidade conhecida como “ouvido absoluto”. Ainda criança, formou uma dupla sertaneja com o irmão – Caçula e Caçulinha – e não parou mais.

Na juventude, Caçulinha tocava piano, violão, acordeão e escaleta, apresentando-se na noite paulistana. Ele também passou a fazer participações na TV e acompanhar grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, Jair Rodrigues, Luiz Gonzaga, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, entre muitos outros.

Nos anos 1980, apresentou o programa Caçulinha Entre Amigos na Band. Na mesma época, passou a fazer participações no Perdidos na Noite, onde iniciou a parceria com Faustão. Em 1989, já estava na Globo, no Domingão do Faustão. Na mesma emissora, também era o responsável pela trilha incidental do humorístico Sai de Baixo (1996-2002).

Por que Caçulinha deixou o Domingão do Faustão?

Caçulinha
Caçulinha no Programa do Porchat

Caçulinha permaneceu ao lado de Fausto Silva entre 1989 e 2009 no Domingão do Faustão. O anúncio de sua saída surpreendeu o público, que começou a especular que o músico e o apresentador teriam brigado.

Em 2015, numa entrevista ao Programa do Gugu, na Record, Caçulinha falou sobre o assunto. O músico explicou o motivo de sua saída do Domingão do Faustão e sua relação com o apresentador depois disso.

“Não tenho nada contra o Fausto, não teve briga nenhuma. Tem pontos de vista que você discute. Eu cheguei a mostrar para ele alguns pontos de vista e ele falou ‘Não, Caçula. Não me interessa isso aí. Para mim interessa assim’”, lembrou.

“Acabaram os musicais no programa e acabou a banda. Eu fiquei sozinho fazendo o [quadro] De Olho Nele. O que fazer? Cheguei nele [Faustão] e perguntei o que iríamos fazer. ‘Fica aí, Caçula’ e eu fiquei sem saber o que fazer. O programa mudou completamente de rumo. Não tinha o porquê ficar lá!”, completou o artista.

Caçulinha morreu brigado com Faustão?

Em 2019, numa entrevista a Veruska Donato no extinto matinal Aqui na Band, Caçulinha voltou a falar sobre sua relação com Faustão.

“Eu frequento a casa dele. Me dá muito presente. Me ajuda muito. Vou lá em todas as festas, reuniões. Continuo amigo, lógico”, explicou.

Alguns anos depois de deixar o Domingão do Faustão, Caçulinha voltou ao ar na TV Gazeta, participando do programa Todo Seu, de Ronnie Von. Ali, ficou entre 2015 e 2019.

Caçulinha morreu em 5 de agosto de 2024, aos 84 anos. Ele estava internado no Hospital Sancta Maggiore, onde se recuperava de um infarto.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor