Nesta segunda-feira (5), o Brasil perdeu Rubens Antônio da Silva, o Caçulinha, músico e compositor que ficou muito famoso por ter participado durante anos do Domingão do Faustão, na Globo. O artista passou por vários programas, mas sua parceria com Fausto Silva fez história na TV.
Por mais de 20 anos, Caçulinha esteve ao lado de Faustão no dominical da Globo, interagindo com o apresentador, tocando jingles nas ações de merchandising e até apresentando quadros. No entanto, sua saída da atração, em 2009, foi bastante ruidosa.
Na época, dizia-se que Caçulinha deixou o Domingão do Faustão por ter brigado com o apresentador. Será?
Quem foi Caçulinha?
Caçulinha nasceu em 1938 numa família musical. Garoto prodígio, o músico tinha a habilidade conhecida como “ouvido absoluto”. Ainda criança, formou uma dupla sertaneja com o irmão – Caçula e Caçulinha – e não parou mais.
Na juventude, Caçulinha tocava piano, violão, acordeão e escaleta, apresentando-se na noite paulistana. Ele também passou a fazer participações na TV e acompanhar grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, Jair Rodrigues, Luiz Gonzaga, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, entre muitos outros.
Nos anos 1980, apresentou o programa Caçulinha Entre Amigos na Band. Na mesma época, passou a fazer participações no Perdidos na Noite, onde iniciou a parceria com Faustão. Em 1989, já estava na Globo, no Domingão do Faustão. Na mesma emissora, também era o responsável pela trilha incidental do humorístico Sai de Baixo (1996-2002).
Por que Caçulinha deixou o Domingão do Faustão?
Em 2015, numa entrevista ao Programa do Gugu, na Record, Caçulinha falou sobre o assunto. O músico explicou o motivo de sua saída do Domingão do Faustão e sua relação com o apresentador depois disso.
“Não tenho nada contra o Fausto, não teve briga nenhuma. Tem pontos de vista que você discute. Eu cheguei a mostrar para ele alguns pontos de vista e ele falou ‘Não, Caçula. Não me interessa isso aí. Para mim interessa assim’”, lembrou.
“Acabaram os musicais no programa e acabou a banda. Eu fiquei sozinho fazendo o [quadro] De Olho Nele. O que fazer? Cheguei nele [Faustão] e perguntei o que iríamos fazer. ‘Fica aí, Caçula’ e eu fiquei sem saber o que fazer. O programa mudou completamente de rumo. Não tinha o porquê ficar lá!”, completou o artista.
Caçulinha morreu brigado com Faustão?
Em 2019, numa entrevista a Veruska Donato no extinto matinal Aqui na Band, Caçulinha voltou a falar sobre sua relação com Faustão.
“Eu frequento a casa dele. Me dá muito presente. Me ajuda muito. Vou lá em todas as festas, reuniões. Continuo amigo, lógico”, explicou.
Alguns anos depois de deixar o Domingão do Faustão, Caçulinha voltou ao ar na TV Gazeta, participando do programa Todo Seu, de Ronnie Von. Ali, ficou entre 2015 e 2019.
Caçulinha morreu em 5 de agosto de 2024, aos 84 anos. Ele estava internado no Hospital Sancta Maggiore, onde se recuperava de um infarto.