1 – Originalmente chamado My Wife and Kids, o seriado estreou no dia 28 de março de 2001, na emissora norte-americana ABC. Foram 123 episódios ao longo de 5 temporadas, com o último capítulo sendo exibido em 17 de maio de 2005.

2 – Na TV brasileira, a obra foi exibida inicialmente pelo canal pago Sony, também sendo exibido na TV por assinatura pelo Disney Channel. Mas sua maior popularidade se deve às exibições no SBT, onde estreou em 2002 e ganhou o título traduzido.

3 – Ao longo dos anos, a emissora reprisou a produção inúmeras vezes, exibindo a obra em diferentes dias da semana e horários.

4 – A sitcom conta a história de Michael Kyle (Damon Wayans), homem de meia-idade que teve origem humilde, mas venceu na vida e é dono de uma empresa de caminhões. Casado com Jay (Tisha Campbell), ele enfrenta os desafios de liderar uma família composta por três filhos.

5 – Os filhos do casal são o ingênuo Junior (George O. Gore II), a temperamental Claire (Jazz Raycole e posteriormente Jennifer Nicole Freeman) e a esperta Kady (Parker McKenna Posey).

6 – A trama se passa em Stamford, cidade que existe de verdade e é localizada no estado norte-americano de Connecticut.

7 – Claire, a filha de Michael e Jay, foi interpretada por duas atrizes diferentes. Inicialmente, a personagem era vivida por Jazz Raycole, que foi substituída após a primeira temporada.

8 – A troca ocorreu devido a uma decisão da família da atriz, que optou por não renovar o contrato da jovem, após saber que a segunda temporada mostraria sua personagem envolvida em uma trama na qual sua amiga Charmaine (Raven-Symone) apareceria grávida.

9 – Assim, a partir do segundo ano da série, Claire passou a ser vivida por Jennifer Nicole Freeman. A troca de atrizes é satirizada no primeiro episódio da segunda temporada, em uma cena na qual Michael vê sua filha e menciona que há algo de diferente nela.

10 – O seriado passou por outra troca de atrizes. Na terceira temporada, Meagan Good aparece várias vezes como Vanessa, namorada de Junior. No ano seguinte, a personagem passa a ser interpretada por Brooklyn Sudano, filha da cantora Donna Summer. Dessa vez, a troca não foi explicada oficialmente nem satirizada.

11 – A terceira temporada é marcada pela chegada de outro personagem importante, o garoto prodígio Franklyn (Noah Gray-Cabey), que se considera o namoradinho de Kady.

12 – No final da terceira temporada, Junior repete a história de Michael e engravida sua namorada, mesmo ainda não tendo condições de sustentar uma casa.

13 – Damon Wayans já declarou que o seriado foi inspirado em The Cosby Show, sitcom transmitida de 1984 a 1992 pela NBC.

14 – A série foi produzida pela Wayans Bros. Entertainment, companhia que pertence a Damon Wayans e a seus irmãos. A empresa também produziu outros sucessos nos quais a família esteve envolvida, como os filmes da série Todo Mundo em Pânico.

15 – Assim, diversos membros da família trabalharam na produção do seriado, em funções como roteirista e diretor.

16 – O personagem Michael Kyle ficou no 27º lugar na lista Os 50 melhores pais da história da TV, publicada em 2004 pela revista TV Guide.

17 – Ao contrário da maioria das sitcoms, esta não teve nenhum episódio temático relativo a alguma data comemorativa, como Natal ou Halloween. Isso se deve ao fato de Damon Wayans ter sido criado como Testemunha de Jeová e não celebrar tais datas.

18 – Outro diferencial de Eu, a Patroa e as Crianças é a falta de uma sequência de abertura e de música tema, fatores muito comuns em séries do gênero.

19 – Ao longo das cinco temporadas, a série recebe diversos convidados. Vários deles são do mundo do basquete, como Michael Jordan e Shaquille O’Neal.

20 – A série ganhou diversos prêmios, em eventos como BET Comedy Award, People’s Choice Award e Young Artist Award.

21 – A relação de Michael com seu filho Junior era marcada por divertidas discussões, onde o filho defendia novidades como raps violentos, enquanto o pai tirava sarro do rapaz, sempre se referindo ao tamanho de sua cabeça. Apesar destas piadas serem alvo de críticas da imprensa, que afirmava que o personagem cometia bullying contra seu primogênito, isto nunca incomodou os fãs.

22 – O título do seriado foi alterado ao redor do mundo, recebendo diferentes significados, como: Ma Famille D’abord (Minha Família em Primeiro Lugar) no Canadá, Meidän faija (Nosso Pai) na Finlândia, What’s Up, Dad? (E aí, papai?) na Alemanha.

23 – Na Itália, o nome se tornou Tutto in Famiglia (Tudo em Família), enquanto na Hungria a tradução era Életem értelmei (O Sentido da Vida). Já em Portugal, o título escolhido foi Patriarca com Estilo.

24 – No 20ª episódio da quinta e última temporada, Jr.’s Cartoon, Junior ganha um concurso de animações. Seu desenho animado é baseado na vida de sua família e parodia a própria série.

25 – Em The ‘V’ Story, 26º episódio da quinta temporada e capítulo final da série, Jay tenta convencer o marido a se submeter a uma vasectomia. Quando finalmente Michael topa a proposta, o casal descobre que a mulher já está grávida e que uma nova criança está a caminho.

26 – O último episódio não foi planejado para encerrar a série, mas sim para deixar um gancho (a gravidez) para uma próxima temporada.

27 – Porém, a produção foi cancelada na véspera da exibição do capítulo, que acabou se tornando o último de todos.

28 – Na época, a ABC não se pronunciou oficialmente a respeito dos motivos para o cancelamento.

29 – Nos meses seguintes ao final da série, a mídia divulgou rumores de que a obra poderia ganhar uma sexta temporada no canal ABC Family, o que nunca aconteceu.

30 – O seriado segue sendo transmitido nos Estados Unidos, em diversas emissoras, através do sistema de syndication.


Confira mais conteúdo sobre Eu, a Patroa e as Crianças:

Por onde anda o elenco de Eu, a Patroa e as Crianças?

Artistas de Eu, a Patroa e as Crianças que já morreram

Compartilhar.
Avatar photo

Alexandre Pequeno é jornalista e apaixonado pelas novelas brasileiras desde a infância. A paixão foi tanta que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre a novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos. Em 2018, lançou o canal Novelando, onde aborda, de forma bem humorada, sobre as tramas que marcaram a história da TV. Já publicou contos e crônicas em antologias nacionais Leia todos os textos do autor