Brisa existiu? Conheça a triste história real que inspirou Travessia
18/10/2022 às 9h45
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autora sempre antenada com as transformações da sociedade, Gloria Perez aborda a influência da tecnologia na vida das pessoas em Travessia, sua nova novela. A trama conta a história de Brisa (Lucy Alves), jovem que tem a vida transformada ao ser vítima de fake news. Para criar sua nova heroína, a autora se baseou numa história real, que chocou muita gente em 2014.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, ganhou as manchetes de jornal a trágica história de Fabiane Maria de Jesus, de 32 anos. A dona de casa foi espancada por dezenas de moradores do Guarujá, no litoral de São Paulo, por conta de um boato espalhado por meio de uma rede social.
Boato
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Garota do Momento: tudo sobre o capítulo de sexta, 29 de novembro
● Só fazer: antes de partir, autor deixou remake pronto para a Globo
● Resumo Alma Gêmea: tudo sobre o capítulo de sexta, 29 de novembro
O tal boato dizia que a dona de casa sequestrava crianças para usá-las em rituais de magia negra. Segundo matéria do G1, publicada em maio de 2014, Fabiane foi amarrada e agredida por pessoas que acreditavam que ela era uma sequestradora de crianças. Por conta da violência, ela foi levada ao hospital em estado grave e morreu dois dias depois.
“Foi um caso que me surpreendeu muito, fiquei chocada, acompanhei na época. Ali, no caso de Fabiane, não se tratava nem de uma fotografia que tivessem trocado o rosto dela, foi um retrato falado”, lembrou Gloria Perez, em entrevista ao Gshow.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso de Brisa, a protagonista de Travessia, o boato que transforma a sua vida acontece por conta de deep fake, uma ferramenta capaz de fazer montagens realistas de fotos e vídeos. O rosto de Brisa foi inserido no corpo de uma outra mulher, que seria uma sequestradora de crianças.
Deep fake
Na trama, Rudá (Guilherme Cabral) vive em Portugal e é bastante interessado em tecnologia. É ele, juntamente com seus amigos, que faz a montagem utilizando o rosto de Brisa, escolhido aleatoriamente. Os jovens fazem a tal montagem apenas como brincadeira, sem nenhuma intenção. No entanto, o vídeo com o rosto de Brisa cai na rede e passa a ser constantemente compartilhado.
É assim que o boato sobre a moça ganha força. Ao ser reconhecida como uma criminosa, Brisa é acuada por um grupo de moradores, que a espanca. No entanto, ela consegue fugir e se salvar da violência.
Mas a luta da jovem será muito mais intensa, já que a mentira continuará lhe rendendo muitos problemas. Ela enfrentará acusações, verá sua família ser ameaçada e ficará em maus lençóis.
Nesta jornada, Brisa será auxiliada pelo hacker Oto (Romulo Estrela) e pela delegada Helô (Giovanna Antonelli), que a ajudarão a provar sua inocência.