Brincadeira de mau gosto de Silvio Santos custou caro para o SBT

22/09/2022 às 9h45

Por: André Santana

André Santana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A experiência maluca de Silvio Santos, que ordenou a troca de duas novelas de sucesso por séries enlatadas de gosto duvidoso, pode ter gerado um sério prejuízo ao SBT. Depois de trocar Carrossel e Esmeralda por Os Pequenos Johnstons e Decisões do Dia, o dono da emissora viu a audiência cair e tratou de voltar atrás, escalando Maria Esperança e Cristal para as tardes do SBT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a volta das novelas estreladas por Bárbara Paz e Bianca Castanho não refrescou a situação do canal. Maria Esperança estreou com 2,7 pontos, enquanto Cristal alcançou 2,6. Comparando com as quatro últimas segundas-feiras, a faixa de Maria Esperança perdeu 25% de público, enquanto o horário de Cristal registrou queda de 38%.

Ou seja, ao promover uma mudança sem sentido na programação vespertina do SBT, Silvio Santos pode ter levado sua emissora de volta à séria crise de audiência em que estava mergulhada no início do ano. Em pouco tempo, o SBT deu um famoso giro de 360 graus e voltou à estaca zero.

LEIA TAMBÉM:

Reprises salvadoras

Carrossel

A emissora paulista entrou 2022 registrando os mais baixos índices de audiência de sua história. A situação estava tão ruim que a Band começou a incomodar a estação na hora do almoço. Para reverter a queda, Silvio Santos promoveu uma mudança na grade, recorrendo às reprises de Carrossel e Esmeralda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O plano deu certo e a audiência do SBT subiu. As duas produções mostraram força no Ibope, aumentando a distância entre a emissora da Anhanguera e a Band. Esmeralda, aliás, se mostrou praticamente um fenômeno, já que conseguiu até incomodar o Balanço Geral, da Record, algo bastante improvável.

Programa dos Anões

Mas Silvio Santos jogou uma pá de cal neste êxito. O dono do SBT mandou tirar as reprises do ar, e Carrossel e Esmeralda tiveram capítulos simplesmente “pulados”, encerrando as tramas antes do tempo previsto. A ideia do animador era “testar” Os Pequenos Johnstons e Decisões do Dia, duas séries adquiridas por ele numa de suas famosas viagens aos EUA. Estava na cara que não daria certo, mas o empresário pagou para ver.

Mudança fatal

O problema de experiências como essa é que o SBT acabou mexendo no hábito do público, o que é fatal quando se pensa em estratégia de programação. A emissora, com as reprises de novelas, conseguiu formar um público para os folhetins. E público de novela é fiel, afinal, o espectador sempre volta para conferir o capítulo seguinte.

Mas a experiência de Silvio Santos quebrou este hábito. E, agora, mesmo que a emissora tenha se arrependido e voltado a reprisar novelas no horário, nada garante que o público voltará. Afinal, o hábito terá que ser criado novamente. Isso não é tarefa fácil.

Até porque o público há de pensar duas vezes antes de dar uma chance a Maria Esperança ou Cristal. Ninguém quer correr o risco de começar a acompanhar uma novela e, do nada, vê-la sendo trocada por uma série bizarra sem qualquer explicação.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.