Cláudia Jimenez, que nos deixou no último dia 20 de agosto, aos 63 anos, ficou marcada por interpretar diversas personagens de sucesso. Seu tipo mais famoso foi a Dona Cacilda, da Escolinha do Professor Raimundo. Contudo, com o passar do tempo, a humorista queria mais espaço na Globo e acabou deixando a atração.

Claudia Jimenez

Em novembro de 1992, reportagem da Folha de S.Paulo descreveu justamente essa situação. Cláudia estava na Escolinha desde 1988, quando o programa ainda era um quadro do Chico Anysio Show, e queria voar mais alto dentro da emissora, protagonizando sua própria série, que acabou nunca saindo do papel.

Mesmo assim, na época, ela garantiu que não deixaria a Escolinha.

“A Cacilda é um personagem com muita empatia junto ao público. E o Chico me dá todo o espaço. Costumo dizer que sou a estrela do programa”, declarou.

Decisão

Chico Anysio

Menos de um ano depois, no entanto, Cláudia acabou deixando a atração – e magoando o mestre do humor brasileiro, que tentou minimizar a perda.

“Deve ser pior para ela. Tem muita gente boa na Escolinha. Acho difícil trabalharmos juntos daqui para frente”, explicou Chico ao Jornal do Brasil de 17 de julho de 1993.

A decisão não foi fácil, segundo a reportagem. Cláudia chorou bastante nos dias que antecederam o comunicado da separação.

“Ele virou meu pai, sempre acatei o que disse. Entrei na sua sala para dar adeus e tudo o que consegui foi dizer que gostaria de fazer um outro personagem. Adeus mesmo, não deu”, contou.

Bateu o pé

Sai de Baixo

A matéria informou que Chico não gostou da decisão e pediu para que a atriz esperasse até 1994 para se despedir da personagem. Ela respirou fundo, bateu o pé e comunicou à diretora Cininha de Paula que estava saindo.

“O carinho que tenho pelo Chico é enorme, por isso tive que fugir. Me sinto como quando disse a meu pai que queria trocar os estudos pelo teatro. Foi horrível, mas no meu aniversário seguinte ele me deu um relógio de presente e ficou tudo bem”, relembrou.

Novamente, Chico disparou contra a pupila:

“Perdi a confiança nela. Mas tudo bem, ela não me devia nada, está no seu direito”, justificou.

Fizeram as pazes

Torre de Babel

Sem ganhar um programa próprio na emissora, ela acabou deixando o canal e ficou afastada da televisão até o lançamento do Sai de Baixo, em 1996. Questionada pelo JB se sentia falta da Escolinha, em setembro de 1995 ela respondeu que não.

Posteriormente, Cláudia e Chico fizeram as pazes – ela deu a volta por cima após deixar o humorístico dominical e brilhou no Chico Total, em 1997. No ano seguinte, ela roubou a cena em Torre de Babel, quando viveu a personagem Bina Colombo.

Compartilhar.