Bernadeth Lyzio começou sua carreira fazendo teatro infantil em Florianópolis (SC), sua cidade natal. Para tentar crescer na carreira de atriz, a jovem mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ) em busca de oportunidades. Em 1989, ela se casou com o talentoso novelista Dias Gomes, com quem teve duas filhas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A artista estreou na televisão na novela Sonho Meu (1993), seguida de O Fim do Mundo (1996), Zazá (1997), Labirinto (1998) e O Cravo e a Rosa (2000), trama que está em exibição no novo horário de reprises da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na novela de Walcyr Carrasco, ela viveu Berenice, uma mulher simples e interesseira que lava as roupas da casa de Batista (Luis Melo) e se diz amiga de Joana (Tássia Camargo), que é casada e tem dois filhos com o patrão da falsa amiga. Contudo, Joana não sabe disso, pois, para ela, o marido é um simples caixeiro viajante.
Quando a farsa de Batista é descoberta por Joana, Berenice se aproveita da situação e aceita dinheiro dos inimigos do banqueiro para contar sobre os passos da amiga, a fim de chantagear Batista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A atriz ainda participou do humorístico Zorra Total, entre 2001 e 2011, do remake de Saramandaia (2013) e de O Outro lado do Paraíso (2017), seu último trabalho na televisão até o momento.
“Essa médica vai orientar a Zélia a consultar uma junta médica. Será uma participação singela e não deve ter continuidade. De qualquer forma, agradeço o privilégio de participar dessa obra, que está sendo escrita com muita criatividade e que me faz muito feliz. Ricardo é muito intuitivo e sensível a respeito da obra de Dias. Estou amando”, declarou a atriz à revista Época sobre a participação na trama, cuja versão original foi escrita pelo marido.
Morte do marido e briga na Justiça
Bernadeth estava ao lado do marido no momento de sua morte. O autor sofreu um acidente em São Paulo devido a uma manobra imprudente do taxista que os levava. O táxi foi atingido por um ônibus e Dias Gomes foi arremessado a metros do automóvel e acabou morrendo aos 76 anos.
Com a morte dele, a atriz entrou na Justiça para reivindicar 50% da herança, da qual abrira mão no contrato de casamento, feito em separação de bens.
Quatro meses após a morte de Gomes, Bernadeth reivindicou a metade de todo o patrimônio adquirido nos 10 anos anteriores, avaliado entre R$ 4 milhões e R$ 5 milhões. O testamento deixado pelo escritor garantia um imóvel para cada um dos cinco filhos, inclusive para Mayra e Luana, frutos de seu casamento com a atriz.
Ela, que atualmente tem 57 anos, quis disputar o que não estava listado no documento – imóveis, carros e investimentos, como uma remessa de dólares para o exterior. Os três filhos mais velhos, frutos do relacionamento do autor com Janete Clair, chegaram a propor um acordo em que Bernadeth teria direito à sexta parte deste montante, mas ela recusou e entrou com o processo.