Principal sucesso da temporada na Globo, Pantanal poderia ter sido produzida pela emissora há tempos. Em meados dos anos 1980, o autor Benedito Ruy Barbosa apresentou o projeto à emissora e insistiu em realizar a produção, mas enfrentou severas resistências.

E uma delas quase terminou num trágico acidente de avião, que poderia ter matado o autor e dois diretores da Globo.

Pantanal

Na década de 1980, Benedito Ruy Barbosa apresentou a sinopse de Pantanal à Globo. A ideia, como se sabe, era narrar uma saga familiar rural, tendo as belezas naturais do bioma como cenário. E, para isso, era necessário gravar no local.

Mas a direção da Globo, naquele tempo, acreditava ser inviável produzir uma novela num lugar tão afastado e de difícil acesso. No entanto, com a insistência do novelista, a emissora autorizou um estudo do local, para saber se era possível gravar em terras pantaneiras. Com isso, Benedito Ruy Barbosa, acompanhado dos diretores Herval Rossano e Atílio Riccó, voou até o Pantanal.

Briga

Herval Rossano

De acordo com informações do site Teledramaturgia, do nosso colunista Nilson Xavier, a viagem não foi das mais agradáveis. Isso porque o autor e os diretores foram até o Pantanal em época de chuva e encontraram um ambiente pouco atrativo para a produção.

Assim, os diretores Atílio Riccó e Herval Rossano (foto acima) se mostraram pouco entusiasmados com a possibilidade de gravar uma novela no Pantanal. Isso levou Benedito Ruy Barbosa a comprar uma briga séria com Rossano em pleno voo, no jatinho fretado pela Globo para levá-los até o local.

A briga foi tão feia que o jato perdeu a estabilidade do voo. Ou seja, por pouco, o desentendimento entre Benedito Ruy Barbosa e Herval Rossano não terminou num trágico acidente, que teria abreviado a vida de três grandes ícones da teledramaturgia nacional.

“Eu queria encher ele de porrada”, declarou o autor ao livro Biografia da Televisão Brasileira.

Veto e mudança de canal

Benedito Ruy Barbosa

Mesmo brigando, Benedito Ruy Barbosa (foto acima) não conseguiu convencer a direção da Globo a produzir Pantanal. Herval Rossano e Atílio Riccó atestaram a inviabilidade de se produzir uma novela naquela região.

O canal ainda tentou convencer o autor a levar sua novela para um outro cenário, como uma fazenda em São Paulo ou no Rio de Janeiro, ou ainda transformar a trama numa minissérie. Mas Benedito não aceitou, pois queria fazer a novela no Pantanal. Diante do impasse, a emissora vetou a produção.

Com a recusa da Globo, Benedito Ruy Barbosa levou seu projeto a outras emissoras. O autor bateu na porta do SBT, mas encontrou um retorno positivo na TV Manchete, que apostou no projeto.

E o resto é história: Pantanal foi produzida em 1990 pela emissora de Adolpho Bloch e se tornou um dos grandes sucessos da televisão brasileira.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor