Toda garota dos anos 1980 e 1990 sonhou em ser paquita. As assistentes de palco de Xuxa Meneghel marcaram época, não só pela presença em programas como Xou da Xuxa e Xuxa Park…

Xuxa - Paquitas

As Paquitas lançaram discos, participaram de filmes e fizeram turnês país afora. Muitas delas, como as que o TV História lista abaixo, seguem na mídia.

Confira:

Letícia Spiller

Paquitas - Letícia Spiller

Batizada por Xuxa como Pituxa Pastel, Letícia Spiller é, talvez, a mais bem-sucedida das ex-paquitas. Ela trabalhou no Xou da Xuxa de 1989 a 1992 – quando saiu para participar da novela Despedida de Solteiro. A carreira de atriz decolou após a Babalu, de Quatro Por Quatro (1994). Letícia, de 49 anos, foi casada com o ator Marcello Novaes. Os dois têm um filho, Pedro. Fora da Globo, ela tem se dedicado a projetos para o streaming.

Andréa Sorvetão

Paquitas - Andréa Sorvetão

O jeito desengonçado rendeu o apelido Sorvetão para Andréa Faria, a Xiquita. Ela esteve no ‘Xou’ de 1986 a 1990, quando passou para o humorístico Os Trapalhões. Em 1999, voltou às atrações infantis com Galera na TV, exibido pela RedeTV!. Casada com o cantor Conrado, com quem tem duas filhas, Sorvetão envolveu-se em uma polêmica recente com a Rainha dos Baixinhos.

A amizade de 35 anos ficou abalada por conta de um vídeo onde ela e Conrado se ofereciam para campanhas publicitárias como “casal hétero, cristão e tradicional”. Xuxa rebateu:

“Por que casais heterossexuais se acham no direito de se meter na vida de casais homossexuais? Me decepcionei muito com algumas pessoas há pouco tempo, quando vi que estão realmente colocando para fora o que elas pensam”.

Andréa Veiga

Paquitas - Andréa Veiga

Foi com Andréa Veiga que as assistentes de Xuxa ganharam o título de Paquitas. Ela esteve ao lado da apresentadora no primeiro programa conduzido por ela, o Clube da Criança (1983), da Manchete. As duas seguiram juntas para a Globo, onde Andréa pode investir na carreira de atriz.

“Quando virei paquita, tanto a Xuxa, quanto a Marlene (Mattos) sabiam que eu queria ser atriz, que ser paquita era apenas uma passagem para mim. Quando eu estava perto de fazer 18 anos, eu estava meio incomodada de estar ali, já quase uma mulher, com outras meninas de 11, 12 anos chegando”, explicou ao UOL, em 22 de maio de 2022.

Andréa Veiga atuou em tramas como Gente Fina (1990) e Salomé (1991) – onde emprestou sua voz para a cantora de rádio Carmem. Aos 52 anos, ela acumula passagens por atrações como o Mais Você, de Ana Maria Braga, e o humorístico Tô de Graça, do Multishow.

Ana Paula Almeida

Paquitas - Ana Paula Almeida

A Pituxita, também chamada Bonequinha, passou cinco anos ao lado da Rainha dos Baixinhos. Hoje, com 43 anos, ela trabalha como micropigmentadora de sobrancelhas e influencer digital. Recentemente, Ana Paula ingressou na faculdade de biomedicina. Ela também lançou um livro de memórias, voltado especialmente para a fase como paquita: Pituxita Bonequinha – Minha Vida de Paquita.

Em 2019, ela se envolveu em um episódio polêmico. Ana Paula Almeida foi acusada de simular agressões físicas para intimidar o ex-marido. A farsa veio à tona após vídeos dela se automutilando para simular os ataques vazarem… Xuxa, que havia oferecido seguranças para a colega de palco diante da suposta violência, optou por se afastar, apesar do pedido de perdão da ex-paquita.

Cátia Paganote

Paquitas - Cátia Paganote

A paquita Miúxa gravou os dois primeiros discos do grupo e atuou em filmes famosos, como Lua de Cristal (1990) e Sonho de Verão (1990). Ela voltou à mídia em 2018, quando participou de A Fazenda. Cátia foi expulsa do reality por agredir Evandro Santo, ex-integrante do Pânico.

Outra polêmica envolvendo seu nome se deu por conta do atrito com Cristina Mortágua. Ela processou a modelo e a RedeTV! após Cristina revelar, no Superpop de Luciana Gimenez, que Paganote invadiu a casa onde morava com o jogador Djair, que também se relacionou com a ex-paquita. A eterna Miúxa perdeu a ação, ano passado.

Andrezza Cruz

Paquitas - Andrezza Cruz

Considerada a mais bonita da segunda geração de Paquitas – a que foi revelada no Xuxa Park –, Drezza hoje trabalha como diretora de programas da Globo. Ela, que está com 43 anos e é mãe de Lucas, também comanda uma academia de dança em Caxias, no Rio de Janeiro. A ex-paquita acumulou experiência nas duas áreas em quatro anos ao lado de Xuxa.

Ana Paula Guimarães

Paquitas - Ana Paula Guimarães

Presente no Xou da Xuxa de 1987 a 1989, Ana Paula Guimarães, a Catuxa, enveredou pela atuação nos anos 1990, participando de temporadas de Malhação. Ela se realizou, porém, atrás das câmeras. Catú, como é conhecida pelos colegas de trabalho, integrou a equipe de Jorge Fernando em sucessos como Eta Mundo Bom! (2016) e Verão 90 (2019). No momento, ela finaliza os trabalhos da série Musa Música, do Globoplay.

[anuncio_5]

Bárbara Borges

Paquitas - Bárbara Borges

Paquita aos 16 anos, Bárbara Borges enveredou pelas artes cênicas, trilhando um caminho de sucesso na TV. Além da vilã Thaíssa, de Malhação (2002), ela encarnou Jeniffer, que mantinha um relacionamento com Eleonora (Mylla Christie) em Senhora do Destino (2004). Logo depois, seguiu para a Record. Nos últimos anos, Bárbara compartilhou com o público a sua luta contra o alcoolismo; ela se considera em processo de cura. A atriz está afastada do vídeo por conta dos cuidados com os dois filhos.

Juliana Baroni

Paquitas - Juliana Baroni

Substituta de Ana Paula Guimarães como Catuxa – e também chamada Jujuba –, Juliana Baroni brilhou em suas primeiras novelas: foi a doce Júlia, de Cara & Coroa (1995), e a insuportável Inês, de Salsa e Merengue (1996). Ela também passou por Band, Record e SBT, onde interpretou a mãe das gêmeas defendidas por Larissa Manoela em Cúmplices de um Resgate (2015). Durante a pandemia, ela produziu e protagonizou a websérie Já Deu Certo.

Graziella Schmitt

Paquitas - Graziella Schmitt

“Grazi Modelão” foi paquita de 1995 a 2000, indo do Xuxa Park até o Planeta Xuxa. Ela apresentou a TV Globinho (2002) antes de se firmar como atriz, passando por Malhação (2004) e A Favorita (2008) antes de sua primeira protagonista, em Amor e Revolução (2011), do SBT. Mãe de duas meninas, frutos do casamento com o ator Paulo Leal, Graziella trabalhou também em Portugal e na Record.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor