Uma das novidades implementadas por Bruno Luperi na nova versão de Renascer é o pastor Lívio. Na versão original escrita por Benedito Ruy Barbosa, o personagem, vivido por Jackson Costa, era um padre que se via dividido entre o celibato e o amor por uma mulher.

Breno da Matta vive pastor Lívio em Renascer
Breno da Matta vive pastor Lívio em Renascer (divulgação)

Mas, desta vez, o autor o converteu num pastor para aumentar a diversidade religiosa dentro da trama, que já conta com padre Santo (Chico Diaz) e a ialorixá Inácia (Edvana Carvalho). Pastor Lívio será vivido pelo ator baiano Breno da Matta, que faz sua estreia em folhetins.

[anuncio_1]

Personagem marcante

Jackson Costa em Renascer
Jackson Costa em Renascer

Logo em sua estreia em novelas, Breno da Matta terá um desafio e tanto pela frente. Afinal, o padre Lívio foi um dos vários personagens de sucesso da primeira versão de Renascer. O público torcia pelo romance do religioso com Joaninha (Tereza Seiblitz), que fica viúva no decorrer da trama.

Mesmo com a mudança de padre para pastor, Lívio terá sua história de amor com Joaninha (Alice Carvalho) mantida. Desta vez, não haverá o conflito do celibato, já que pastores podem se casar, mas o autor Bruno Luperi manterá o triângulo amoroso formado por eles e Tião Galinha (Irandhir Santos).

Além da história de amor, Lívio também chamará a atenção por conta das ideias que levará à zona rural de Ilhéus, onde se passa a história. Isso porque o pastor virá com discursos progressistas, o que incomodará os coronéis conservadores da região.

 

[anuncio_2]

Muito em comum

Breno da Matta, ator de Renascer, ao lado do pastor Henrique Vieira
Breno da Matta (dir) ao lado de Henrique Vieira (Reprodução / Web)

Breno da Matta conhece bastante do universo de Lívío. Afinal, o ator também nasceu na região cacaueira onde se passa a trama das nove da Globo. Natural de Itabuna (BA), Breno é filho de um engenheiro agrônomo que entende do assunto abordado em Renascer.

Em entrevista ao Correio Brasiliense, Breno da Matta, que chegou a se encontrar com o o deputado federal pastor Henrique Vieira (PSOL), falou sobre as diferenças entre seu personagem e o padre Lívio da versão original.

“Não foi somente a denominação religiosa, mas a origem do Lívio também mudou. Antes, ele chegava para ajudar o padre em uma história que ele já conhecia. Mas agora, as razões e o disparador vêm de forma diferente. A nova roupagem vem pela importância dos protestantes no Brasil, que existiam na época, mas não eram tão visados. O Lívio traz discussões pertinentes para a sociedade de 2024 que em 1993 não eram aprofundadas, não tinha essa lupa”, explicou.

[anuncio_3]

Estreia em novelas

Breno da Matta será Lívio em Renascer
Breno da Matta será Lívio em Renascer (reprodução/web)

Aos 40 anos, Breno da Matta chegou a fazer teste para viver Orlando em Amor Perfeito (2023), mas fará sua estreia em novelas em Renascer. No entanto, o ator, que começou no teatro, não é inexperiente em TV, e já fez participações em séries como Escola de Gênios (Gloob) e Negócio de Família (Netflix).

Ele, que é discreto sobre sua vida pessoal, também já esteve no cinema, em Carcereiros – O Filme, e integrou o elenco da série Justiça 2, que deve estrear este ano no Globoplay. O ator está curtindo sua estreia em novelas.

“É tudo muito diferente do que já fiz. Fiz série, cinema, mas novela é uma dinâmica nova sendo adaptada. Tem muito texto para decorar, cenas diárias, núcleos diferentes. A minha técnica consiste em decorar, gravar e libera o espaço no HD para o que vem pela frente. É tudo uma loucura. São 33 milhões de casas ligados em uma novela das 21h. Vamos ver como será a recepção do público quando o Lívio entrar no ar”, empolga-se.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor