Ao voltar das férias nesta segunda (17), William Bonner surpreendeu o público ao apresentar o Jornal Nacional com barba. Foi a primeira vez que o jornalista fez isso em toda a sua passagem pela Globo, desde os anos 1980.

Ele quebrou um tabu, já que nenhum titular da bancada do telejornal já havia aparecido dessa forma. No entanto, um substituto já apareceu dessa forma, pouco utilizada no jornalismo da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Durante muitos anos, Alexandre Garcia apresentou o Jornal Nacional aos sábados e nas férias dos titulares utilizando barba. Depois de deixar a Globo, o jornalista está na CNN Brasil, onde vem enfrentando algumas polêmicas ao defender o governo de Jair Bolsonaro.

Até alguns anos atrás, o uso de barba por parte de apresentadores de telejornais da Globo não era usual.

Uma exceção sempre foi Carlos Monforte, que comandou informativos como Bom Dia Brasil e Jornal da Globo sempre dessa forma. O jornalista deixou o Grupo Globo no final de 2016.

Em 2011, Evaristo Costa declarou que gostaria de apresentar o Jornal Hoje com barba, mas acabou nunca fazendo isso. Em bate-papo informal com Sandra Annenberg, ele contou que sempre usava barba nas férias, mas tirava quando voltava para a bancada. Posteriormente, quando deixou a Globo, adotou esse visual, inclusive em sua atual emissora, a CNN Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro jornalista da casa que já chamou a atenção por causa do uso da barba foi Cauê Fabiano, no boletim G1 em 1 Minuto, exibido na programação da Globo.

O próprio Bonner já havia cogitado usar barba na bancada do principal telejornal do país em duas oportunidades: em 2015, quando fez uma enquete com seus seguidores, que teve 6,5 milhões de votos, e em dezembro do ano passado, quando também saiu para curtir as férias. Nas duas oportunidades, acabou desistindo em cima da hora, deixando muita gente frustrada.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor