Bola fora: romance de ex-irmãos não faz o menor sentido em Vai na Fé
06/06/2023 às 10h39
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Vai na Fé, Lui Lorenzo (José Loreto) não tem um minuto de paz. O cantor mal se recuperou da “traição” da mãe, por conta da tal cláusula que impedia um romance incluída no contrato de Sol (Sheron Menezzes), e já descobriu outra mentira de Wilma (Renata Sorrah): ela revelou que Fabio (Zécarlos Machado) não é seu pai.
Reprodução / GloboAssim, Lui “perdeu” um pai e uma irmã, Lumiar (Carolina Dieckmann). Mas, por outro lado, ganhou uma nova pretendente. Assim que descobriu não ter qualquer laço de sangue com a advogada, o artista já começa a enxergar a loira com outros olhos. E ela, surpreendentemente, vem correspondendo às investidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, o público não está disposto a engolir o novo romance. Nas redes sociais, são inúmeras as reclamações ao novo casal, já que Lui e Lumiar eram irmãos até outro dia. A autora Rosane Svartman terá que rebolar para conseguir fazer os espectadores “comprarem” esse casal.
À distância
Casado com Dora (Claudia Ohana), Fabio teve com a terapeuta holística a filha Lumiar. No entanto, o ator teve um caso extraconjugal com Wilma e, por isso, acreditava ser o pai de Lui Lorenzo. Assim, Lui cresceu crente que era filho de Fabio. O relacionamento de ambos, no entanto, era distante.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
No início de Vai na Fé, ficou claro que Lui guardava mágoa pelo fato de Fabio ter se mantido longe dele. Os dois começaram a se aproximar apenas quando o cantor passou uma temporada no Refúgio Paz de Lumiar. Arrependido por ter ficado tantos anos afastado, Fabio tentou recuperar o tempo perdido.
Justamente por conta desta relação complicada, Lui e Lumiar nunca tiveram uma relação de irmãos. Tanto que, nas poucas vezes em que se viram frente a frente, o relacionamento era frio, sem envolvimento. Na prática, eles nunca desenvolveram um amor fraterno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Romance à vista
Ou seja, desde sempre, a autora Rosane Svartman fez questão de ressaltar que Lui e Lumiar eram praticamente estranhos, embora fossem irmãos. Com a revelação de que Wilma mentiu e que Fabio não é o pai de Lui, a intenção da novelista ficou mais clara: ambos estavam destinados um ao outro.
O novo romance deixa a trama de Vai na Fé ainda mais amarrada. Afinal, ao aproximar Lumiar de Lui, a autora reforça a “sina” da advogada, sempre envolvida com os “homens de Sol”. Ao mesmo tempo, o romance entre os “ex-irmãos” abre espaço para uma reviravolta na vida de ambos.
Até então vilãzinha, Lumiar tomou uma série de decisões erradas ao longo da trama. Ela mentiu para Ben (Samuel de Assis), enrolou Sol e Jenifer (Bella Campos) e, de quebra, se tornou amante de Theo (Emilio Dantas). Enquanto isso, o eterno mulherengo Lui mudou ao se apaixonar por Sol. Mas encara uma verdadeira fossa ao ver seu namoro com a dançarina chegar ao fim de maneira traumática.
Assim, a aproximação de Lui e Lumiar acontece num momento em que ambos encaram uma espécie de redenção ou mudança de vida. Juntos, eles devem suprir a carência um do outro e, consequentemente, vão corrigir suas próprias rotas.
Não rolou
Ou seja, na intenção de Rosane Svartman, o romance entre Lui e Lumiar até tinha sua lógica. No entanto, para o público, esta aproximação não faz sentido. Nas redes, o que não faltam são reclamações contra a formação do novo casal. Muitos consideram que o interesse deles surgiu de modo forçado.
Isso mostra que, por mais que a autora tenha sempre feito questão de reforçar que Lui e Lumiar nunca foram criados como irmãos, ainda assim eles eram vistos como irmãos pela audiência. E mais: o interesse deles apareceu rápido demais. Mal descobriram que não são irmãos, Lui e Lumiar já deram início a uma paixonite.
Faltou sensibilidade na construção deste casal. Seria mais interessante se Lui e Lumiar se aproximassem aos poucos, como amigos e, mais adiante, quem sabe, o romance poderia surgir. Daria mais tempo para que o público e eles mesmos assimilassem a informação de que não são irmãos.
Da maneira como está acontecendo, a união parece, sim, bastante forçada. Rosane Svartman terá que mostrar toda a sua habilidade para conseguir convencer o público de que este novo casal é real. Será que ela vai conseguir?