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Comemorando 30 anos no ar, o Domingo Legal vive uma ótima fase no SBT. O programa, que nasceu com Gugu Liberato e é comandado por Celso Portiolli desde 2009, é um dos poucos programas atuais da emissora a se destacar no Ibope e abocanhar até mesmo a liderança de audiência.
Reprodução / SBTNo entanto, a boa fase contrasta com a falta de criatividade da atração. Há anos, o Domingo Legal vive refém dos mesmos quadros de sempre, demonstrando uma tremenda dificuldade em se reinventar.
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Liderança
Neste domingo (26), o Domingo Legal registrou uma ótima audiência. Na média, o dominical anotou 6,1 pontos no Kantar Ibope Media, garantindo o segundo lugar no horário. No entanto, a atração chegou a beliscar a liderança, batendo a Globo em alguns momentos.
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De acordo com dados divulgados pelo jornalista Rick Souza no Twitter, o programa do SBT empatou com a Globo às 14h54, ao concorrer com o Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua (foto acima). Alguns minutos depois, às 15h13, o programa de Celso Portiolli assumia a liderança com 8,2, contra 8,1 da competição culinária de Leandro Hassum, Paola Carosella e João Diamante.
Um feito e tanto para um programa que se repete a cada semana. Neste domingo, Celso Portiolli beliscou a liderança na audiência com seus prosaicos Passa ou Repassa e Comprar É Bom, Levar É Melhor, que estão no ar há anos.
Quadros velhos
Passa ou Repassa é a mais antiga atração do Domingo Legal. Aliás, o game é ainda mais velho que o próprio dominical, já que foi lançado pelo SBT nos anos 1980. Celso Portiolli o comanda desde 1996, com vários hiatos neste meio-tempo.
O game show se tornou um quadro do Domingo Legal em 2013. Ou seja, está no ar há dez anos, com poucas pausas neste período. Enquanto isso, Comprar É Bom, Levar é Melhor também está no ar há um bom tempo. O jogo que leva famílias a correr contra o tempo numa grande loja de departamentos foi lançado em 2017.
Ou seja, ao menos nos últimos seis anos, o Domingo Legal é exatamente o mesmo. A atração até lançou novidades, como o Xaveco (programa reciclado dos anos 1990), Jogo das Nove Caixas, já extinto, e Quem Arrisca Ganha Mais, que reveza com Comprar É Bom… Mas, na prática, pouca coisa muda.
Contraste
Nas redes sociais, são várias as reclamações de que Domingo Legal anda repetitivo. Muitos espectadores reclamam da previsibilidade do programa, já que os atuais quadros são velhos conhecidos da audiência.
No entanto, no “sofá”, a coisa muda de figura. A boa audiência da atração mostra que o público aprova a receita prosaica e repetitiva do Domingo Legal. Provavelmente, isso acontece porque o programa é um dos poucos a manter a essência do programa de auditório tradicional do SBT, com gincanas e brincadeiras. Receita que se confunde com a história do próprio Silvio Santos, o dono do canal. Ou seja, Celso Portiolli está mantendo o legado do “patrão”.
Porém, cabe salientar que a boa fase do Domingo Legal também tem a ver com a má fase da Globo, que vem apostando em formatos fracos para suas tardes de domingo. Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua é bem ruim, e o The Voice Kids, que estreia em breve, é tão previsível quanto o Domingo Legal. Conclusão: a falta de criatividade não atinge apenas o SBT.
Aliás, na Globo ela é ainda mais gritante. Que o diga o Caldeirão com Mion (foto acima), refém dos mesmos quadros desde a estreia… Quem aguenta?