TÚNEL DO TEMPO

Bem diferente: saiba o que passava na Globo quando Tieta estreou

Xuxa, Betty Faria e William Bonner

Xuxa, Betty Faria e William Bonner

Nesta segunda (2), a Globo estreou Tieta no Vale a Pena Ver de Novo. Na primeira semana, a trama de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, vai fazer a tradicional dobradinha com Alma Gêmea.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Originalmente, a novela foi exibida entre 14 de agosto de 1989 e 30 de março de 1990.

Vamos fazer uma viagem no tempo e relembrar o que passava na tela da emissora na época da estreia de Tieta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Xuxa dominava a manhã

Divulgação / Globo

Em 1989, a Globo não ficava no ar 24 horas por dia, como acontece há muitos anos. A programação da emissora entrava no ar às 6h30, com o Telecurso 2º Grau.

Os telejornais matinais eram exibidos na ordem invertida: primeiro, às 7h, vinha o Bom Dia Brasil, seguido pelo telejornal local, como o Bom Dia São Paulo e o Bom Dia Rio, às 7h30.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Muito antes de ter Ana Maria Braga e Patrícia Poeta dominando as manhãs do canal, Xuxa ficava quase cinco horas no ar com seu programa infantil.

Em seguida, vinham o Globo Esporte e o Jornal Hoje.

Reprises e enlatados dominavam a tarde

Marília Pêra em Brega e Chique

Na época, o Vale a Pena Ver de Novo ocupava o horário que atualmente exibe a reprise de edição especial de Cabocla. Em agosto de 1989, a Globo estava exibindo Brega e Chique, de dois anos antes.

Em seguida, vinham os enlatados, com o filme da Sessão da Tarde e duas séries, uma na Sessão Aventura e outra na Sessão Comédia.

O filme de 14 de agosto de 1989 foi A carga da brigada ligeira, de 1936. As séries foram Magnum e As Super Gatas. Vale lembrar que, a cada dia da semana, diferentes produções ocupavam as faixas.

Novelas e Jornal Nacional

Cid Moreira e Sérgio Chapelin no Jornal Nacional

Na parte noturna, a estrutura da grade da Globo é a mesma até hoje, com duas diferenças: o jornal local vinha antes do Jornal Nacional e as novelas começavam mais cedo do que atualmente.

Às 18 horas, vinha a trama das seis, Pacto de Sangue; em seguida, às 18h50, a novela das sete, Que Rei Sou Eu?.

Depois do jornal local e do Jornal Nacional, que começava às 20 horas, o primeiro capítulo de Tieta foi exibido às 20h30.

Logo depois, às 21h30, na faixa em que atualmente a Globo exibe a novela das nove, veio a Tela Quente, com o filme Rapaz solitário, de 1984.

Às 23h30, foi exibido o Jornal da Globo, com o Cineclube fechando a grade, à meia-noite, com o filme A balada do soldado, de 1959.

Fim de semana

Fausto Silva comandando o Domingão do Faustão

Aos sábados, a estrutura da grade era basicamente a mesma.

Um dos destaques era o Vídeo Show, exibido semanalmente às 15 horas; ao invés dos domingos, o futebol geralmente ocupava a faixa das 16 horas dos sábados.

Na madrugada de sábado para domingo, a Globo ficava no ar ininterruptamente, exibindo séries e pelo menos dois filmes no Corujão.

O domingo começava com a Santa Missa em Seu Lar, Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Globo Rural e Som Brasil. Depois, diversas séries eram exibidas em sequência.

Em agosto de 1989, às 15 horas, ia ao ar o game show Bobeou Dançou, com Xuxa; em seguida, vinha o Domingão do Faustão, Os Trapalhões e o Fantástico.

A grade era completada com o Esporte Espetacular, às 22h05, a série O Homem da Máfia, às 23h10, e o filme do Domingo Maior.

Sair da versão mobile