Desde o início de Mulheres Apaixonadas, o público persegue que Santana (Vera Holtz) tem problemas com bebidas alcoólicas, seja através de suas atitudes ou por conta dos comentários de pessoas próximas, como Helena (Christiane Torloni).

As coisas começam a piorar a partir do capítulo 44, quando Helena repreende Santana ao vê-la colocar vodca na xícara de café.

No capítulo 49, Santana coloca bebida no seu cafezinho. Helena recrimina a professora por ter dormido no banheiro na véspera, deixando a turma esperando e por estar bebendo no colégio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No capítulo 56, Paulinha (Ana Roberta Gualda) acaba pegando, sem querer, o copo de Santana e alardeia que tem álcool. Helena e Ana (Regina Braga) acabam contornando a situação.

No capítulo 62, Margareth (Laura Lustosa) acaba flagrando Santana bebendo no banheiro do colégio. No episódio seguinte, a mãe de Clara (Paula Picarelli) acusa a escola de ser permissiva e exige que Helena tome uma atitude. A diretora avisa Santana que vai afastá-la por um tempo do colégio. Ela implora para não ser demitida, pois já não está mais trabalhando em outras escolas. Após uma dura conversa com Lorena (Susana Vieira), Santana é suspensa por um mês.

No capítulo 65, Santana manda o porteiro comprar uma garrafa de conhaque, mas Adelaide (Lica Oliveira) descobre a garrafa no armário e joga fora. Lobato (Roberto Frota), Lacerda (André Bicudo) e Luigi (Waldir Gozzi) visitam Santana. Ela não encontra a garrafa, bebe perfume diluído em água com açúcar e chora com pena de si mesma.

No capítulo 68, Santana bebe em um restaurante, depois cruza com um aluno na pizzaria e os pais dele percebem que ela está de porre. Santana vai à casa de Lorena, pede que ela a readmita e chora convulsivamente. Lorena manda que ela lute contra o alcoolismo.

No capítulo 69, Lorena conversa com Helena sobre o estado de Santana e acha que ela não poderá dar aulas tão cedo. A professora tenta resistir, mas acaba pedindo um chope no botequim.

No capítulo 75, após prometer a Helena que não iria a uma festa da escola, Santana bebe em casa e acaba indo ao evento, completamente bêbada. Helena garante que não vai permitir que Santana destrua a reputação da escola.

No capítulo 87, Santana coloca bebida em vidros de perfume e de remédio. Ela ainda continua resistindo a aceitar a ideia de que é alcoólatra.

No capítulo 92, Santana pede ao entregador da lavanderia que compre bebida. No dia seguinte, ela senta-se diante das duas garrafas de bebida e chora.

No capítulo 97, Lobato promete a Santana que vai falar com Helena e que os professores estão dispostos a se responsabilizar por ela. Ela responde ironicamente que não está bebendo mais, sente raiva de si mesma e chora. Ela volta à escola no capítulo 100, promete que não vai desperdiçar a chance e os alunos, emocionados, entregam flores para a mestra. A partir daí, seus colegas passam a vigiá-la na escola.

No capítulo 109, Lobato reage quando Santana insiste que não está em condições de dar aula e Adelaide a obriga a assumir a sua turma. Santana não consegue dar a aula e chora na frente dos alunos. Paulinha ironiza o estado da professora e acaba levando uma bofetada de Clara. Adelaide tenta impedir, mas Santana manda que ela invente uma desculpa e vai para casa. Santana pára no botequim e vira alguns conhaques. Santana reza na igreja e pede para livrar-se do vício.

No capítulo 110, Padre Pedro e Alzira encontram Santana dormindo no banco da igreja, completamente bêbada. Ela acorda e mente que estava com uma horrível dor de cabeça. O Padre avisa Helena, que manda Lobato buscá-la. Santana garante a Lobato que a batalha já foi ganha, mas pela bebida, e que vai desistir da escola e voltar para o interior. Ele insiste que os amigos estão do lado dela e os dois saem de mãos dadas da igreja. Santana pede que Adelaide deixe-a em paz.

No capítulo 115, Santana volta à escola. Ela garante a Helena ter chegado ao fundo do poço e que está tentando se reerguer, além de pedir desculpas aos alunos.

No capítulo 126, Adelaide se tranca no lavabo com Santana, impede-a de sair e obriga-a a lavar o rosto. Lobato e Adelaide disfarçam para que ninguém perceba que Santana está de porre. Paulinha percebe que Santana está embriagada e se aproxima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No capítulo 127, Paulinha insufla Santana a pular na piscina. Os jovens gritam e ela salta na piscina, com estrondo. Adelaide, Lobato, Luigi, Lacerda e Marcinha (Pitty Webo) ficam muito tensos. Santana dorme e Adelaide pede que Marcinha tranquilize os outros professores.

No capítulo 133, Santana jura não ter cara para enfrentar os alunos, puxa a toalha de mesa, quebra tudo e chora. Adelaide manda que ela se vista e vá para a escola. Os alunos fazem brincadeiras com Santana, que finge levar na esportiva. Carlinhos (Daniel Zettel) toma a defesa, sempre em tom leve. Marcinha deixa claro que todos precisam de Santana. Rafaela (Alinne Moraes) se irrita ao ver um desenho ofensivo no quadro negro. Fred (Pedro Furtado) corre para apagar. Paulinha vibra. Santana entra, pede desculpas aos alunos e começa a aula. Rosinha (Guilhermina Guinle) adverte que os pais podem pressionar Helena. Santana sofre com a situação.

No capítulo 176, Lobato promete frequentar os Alcoólicos Anônimos com Santana. No episódio seguinte, Santana chora diante do espelho, finalmente reconhecendo que precisa de ajuda. Ela recebe o apoio dos colegas no capítulo 178.

No capítulo 194, Santana se consulta com uma psicóloga, mas garante que não é alcoólatra. A profissional avisa que ela vai voltar a beber se não admitir sua doença e que deverá se tratar.

No capítulo 195, Santana acaba bebendo o vinho do Porto. Santana bebe demais e deixa o gás do fogão escapando. Lobato socorre Santana, que chora, arrependida.

No capítulo 197, Santana e Lobato, de mãos dadas, conversam com a psicóloga sobre a internação da professora. Ela combina que irá para a recuperação depois da festa dos alunos. No capítulo 198, Luigi, Adelaide, Lobato e Lacerda aplaudem Santana que bebe água na festa.

No último capítulo da novela, Santana sai da clínica e faz um discurso emocionante. Final feliz para a professora!

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor