CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2022 é um ano que a Record pretende esquecer. Praticamente todas as principais apostas da emissora se revelaram verdadeiros fiascos. A dramaturgia bíblica e os realities Power Couple e Ilha Record decepcionaram e afundaram o horário nobre do canal. Sendo assim, a 14ª edição de A Fazenda estreou com a missão de ser a salvação da lavoura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerando este início, a atração demonstrou algum potencial para reverter a má fase. A edição estreou entregando ao seu público o que ele espera: bons participantes, provas interessantes e, principalmente, boas dinâmicas.
O elenco segue o padrão do reality, reunindo alguns famosos que não são tão famosos assim. Porém, não é o grau de fama que faz um bom participante da atração, vide Rico Melquíades, o grande vencedor do ano passado. Aqui, o que importa é o que esta mistura de personalidades pode render. Os peões entraram dispostos a entrar no jogo, o que é promissor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Maturidade
Porém, o que mais chamou a atenção positivamente nesta estreia de A Fazenda 14 foi a impressão de que o programa alcançou um grau de maturidade que fez bem a ele. Os primeiros episódios foram muito bem formatados, apresentando dinâmicas que são capazes de, por si só, gerar os primeiros conflitos do jogo.
Além disso, Adriane Galisteu também parece bem mais azeitada. A apresentadora abriu a temporada bastante segura, sabendo impor a sua presença diante dos novos participantes. Após um Power Couple desgastante, Adriane deve, agora, segurar as rédeas do game.
Por fim, a ideia do Paiol, embora seja uma cópia da Casa de Vidro do BBB, também funcionou. A direção do programa reuniu um time interessante ali (aliás, alguns deles já deveriam ter entrado direto), e foi feliz ao criar uma dinâmica na qual os “paioleiros” e os peões interagiram. Em suma, foi uma estreia divertida.
Audiência
A boa impressão do primeiro programa se refletiu nos números. A Fazenda 14 registrou 8,5 pontos no Kantar Ibope na terça-feira (13). Foi o recorde negativo de uma estreia do reality show, mas, ainda assim, não se trata de um resultado desprezível.
Isso porque os inúmeros erros de programação da Record fragilizaram o horário nobre da emissora. Ilha Record, por exemplo, tinha uma audiência em torno dos 3 pontos no Ibope. Ou seja, foi um aumento de quase 200%.
Pode ser que esta edição de A Fazenda não se torne a mais memorável ou a mais bem-sucedida da atração. Mas, se ao menos conseguir finalizar o ano da Record de maneira digna, já terá feito muito.