Colunas

Band usa desculpa esfarrapada para justificar fracasso de Faustão

Faustão na Band

Faustão na Band

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apresentado por Zeca Camargo, o game show 1001 Perguntas volta à grade diária da Band a partir do dia 25 de julho. A atração passa a ocupar a faixa das 22 horas, reduzindo em pouco mais de meia hora o tempo de arte de Faustão na Band, que passa por um processo de “enxugamento”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o comunicado oficial da emissora, 1001 Perguntas será diário novamente para “atender aos pedidos do público”. Uma justificativa, no mínimo, muito estranha, se considerarmos que a atração de Zeca Camargo tem uma audiência tímida.

Na última sexta-feira (8), por exemplo, 1001 Perguntas registrou média de 1,7 ponto no Kantar Ibope. Não chega a ser um desempenho ruim para os padrões da Band, mas um resultado longe de ser considerado um sucesso. Faustão na Band, por exemplo, registrou 4,2 no mesmo dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Dobradinha com Faustão

1001 Perguntas foi lançado no início do ano com duas missões: compor uma “dobradinha” com Faustão na Band no horário nobre da emissora e lançar uma nova linha de shows na faixa das 22h40, cujo plano inicial era promover um rodízio de programas diários.

O plano, então, era exibir uma temporada diária de 1001 Perguntas entre janeiro e abril, sempre depois do Faustão. Depois, o programa sairia do ar para dar espaço ao MasterChef Brasil, que também teria edições diárias.

Entretanto, a direção da Band acabou desistindo de tornar diário o MasterChef. Com isso, veio a necessidade de montar uma nova linha de shows, com programas semanais após o Faustão. Neste novo plano, MasterChef voltou ao ar no seu dia tradicional, às terças-feiras, enquanto 1001 Perguntas ganhou uma sobrevida nas noites de sexta.

Apesar da audiência pequena, 1001 Perguntas acabou se tornando uma alternativa ao público, sobretudo nas noites de sexta-feira, um dia de opções reduzidas na TV aberta. O programa de Zeca Camargo conquistou seus fãs ao promover um jogo de perguntas e respostas muito focado na cultura pop. Deste modo, tornou-se uma espécie de “curinga cult” dentro da grade da Band.

Real motivo

No entanto, 1001 Perguntas não voltará a ser diário porque é “cult”. Trata-se, na verdade, da maneira encontrada pela Band de reduzir o tempo de Faustão. O programa de auditório de Fausto Silva não vem tendo o retorno comercial esperado e, por isso, vai “encolher”.

De acordo com o site Notícias da TV, Faustão na Band teve 40 profissionais dispensados como forma de reduzir despesas. Encolher o tempo no ar é mais uma manobra para enxugar custos. Ainda assim, há quem acredite que o programa deve se tornar semanal no ano que vem.

A escolha por 1001 Perguntas para ocupar este horário perdido de Faustão se justifica, sobretudo, porque é um programa muito mais simples e barato que o do veterano animador. Ou seja, o programa de Zeca Camargo não volta para “atender pedidos do público”, e sim como uma forma de reduzir custos.

Sair da versão mobile