Maior aposta da Band nos últimos meses, o programa diário de Fausto Silva não correspondeu às expectativas da emissora. O primeiro ano de Faustão na Band não atingiu a audiência e o faturamento esperados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso, a atração não escapará das inevitáveis mudanças, que serão implantadas na temporada de 2023. A equipe do apresentador já trabalha em novidades que devem estrear em março, quando Faustão na Band volta com programas inéditos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trabalho intenso
Atualmente, a Band exibe os melhores momentos da temporada de 2022 do Faustão. No entanto, a equipe de produção do programa já retornou das férias e trabalha nas novidades que serão apresentadas este ano. As gravações recomeçam em 27 de fevereiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
De acordo com Flavio Ricco, colunista do portal R7, o programa virá com mudanças significativas. Munida de pesquisas que indicam a preferência do público, a equipe de Faustão concluiu que é preciso investir mais em conteúdo. Para tanto, ainda segundo Ricco, o programa deve aproveitar mais a experiência jornalística do apresentador, que foi repórter em seus primeiros anos de carreira.
Ainda assim, atrações que foram consideradas bem-sucedidas em 2022 devem permanecer. Disputas e musicais, portanto, seguem na receita do Faustão na Band.
Correção de rumo
Faustão na Band estreou no início do ano passado cercado de expectativas. Como era a volta do animador à casa que o consagrou nos anos 1980, esperava-se que o regresso significaria a volta de um Faustão mais solto e desbocado, como nos tempos do Perdidos na Noite (foto acima).
No entanto, não foi isso o que aconteceu. O programa estreou a imagem e semelhança do extinto Domingão do Faustão, da Globo. Cenografia e grafismos eram idênticos ao do formato da Globo, assim como vários dos seus quadros. Pizzaria, dança, videocassetadas, concursos de humor… Era a mesma receita do Domingão, “pulverizada” de segunda a sexta-feira.
Com isso, o interesse do público logo se dispersou. Sem conseguir demonstrar capacidade de renovação constante, Faustão na Band arrefeceu assim que perdeu o “fator novidade”. Deste modo, o plano de investir em mais conteúdo para o programa demonstra que a equipe do apresentador quer corrigir as falhas do primeiro ano.
Prejuízo
De acordo com o portal Notícias da TV, o primeiro ano de Faustão na Band deixou um prejuízo milionário para a emissora. Isso porque o programa não atingiu as metas iniciais de audiência e faturamento. Além disso, há a perda do dinheiro que entrava com a exibição do Show da Fé, religioso que ocupava o horário antes da estreia do apresentador.
Por conta disso, os rendimentos de Faustão encolheram 50%. Ainda de acordo com o NTV, o apresentador não tem um salário fixo na emissora, mas sim um acordo que envolve metas e objetivos que, se batidos, aumentariam os ganhos do animador. Como as metas não foram alcançadas, os vencimentos do artista também foram reduzidos.
Com isso, a Band entendeu que deu um passo maior que a perna ao bancar a megaestrutura do programa de Faustão. Compreendido o erro, agora tanto o canal quanto o apresentador e sua equipe devem trabalhar em novas condições, com uma estrutura mais enxuta. Assim, esperam que o faturamento cresça em 2023.
Mesmo com as dificuldades, a Band está satisfeita com sua estrela. Apesar de não terem batido a meta almejada, a emissora entende que o objetivo de substituir a programação religiosa por uma atração de apelo foi cumprida. E que, com as mudanças implantadas, Faustão na Band tende a crescer em 2023.