Band enfia viola no saco e assume falhas no programa de Faustão

07/02/2023 às 7h40

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Divulgação / Band

Maior aposta da Band nos últimos meses, o programa diário de Fausto Silva não correspondeu às expectativas da emissora. O primeiro ano de Faustão na Band não atingiu a audiência e o faturamento esperados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, a atração não escapará das inevitáveis mudanças, que serão implantadas na temporada de 2023. A equipe do apresentador já trabalha em novidades que devem estrear em março, quando Faustão na Band volta com programas inéditos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trabalho intenso

Faustão na Band

Atualmente, a Band exibe os melhores momentos da temporada de 2022 do Faustão. No entanto, a equipe de produção do programa já retornou das férias e trabalha nas novidades que serão apresentadas este ano. As gravações recomeçam em 27 de fevereiro.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com Flavio Ricco, colunista do portal R7, o programa virá com mudanças significativas. Munida de pesquisas que indicam a preferência do público, a equipe de Faustão concluiu que é preciso investir mais em conteúdo. Para tanto, ainda segundo Ricco, o programa deve aproveitar mais a experiência jornalística do apresentador, que foi repórter em seus primeiros anos de carreira.

Ainda assim, atrações que foram consideradas bem-sucedidas em 2022 devem permanecer. Disputas e musicais, portanto, seguem na receita do Faustão na Band.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Correção de rumo

Perdidos na Noite

Faustão na Band estreou no início do ano passado cercado de expectativas. Como era a volta do animador à casa que o consagrou nos anos 1980, esperava-se que o regresso significaria a volta de um Faustão mais solto e desbocado, como nos tempos do Perdidos na Noite (foto acima).

No entanto, não foi isso o que aconteceu. O programa estreou a imagem e semelhança do extinto Domingão do Faustão, da Globo. Cenografia e grafismos eram idênticos ao do formato da Globo, assim como vários dos seus quadros. Pizzaria, dança, videocassetadas, concursos de humor… Era a mesma receita do Domingão, “pulverizada” de segunda a sexta-feira.

Com isso, o interesse do público logo se dispersou. Sem conseguir demonstrar capacidade de renovação constante, Faustão na Band arrefeceu assim que perdeu o “fator novidade”. Deste modo, o plano de investir em mais conteúdo para o programa demonstra que a equipe do apresentador quer corrigir as falhas do primeiro ano.

Prejuízo

De acordo com o portal Notícias da TV, o primeiro ano de Faustão na Band deixou um prejuízo milionário para a emissora. Isso porque o programa não atingiu as metas iniciais de audiência e faturamento. Além disso, há a perda do dinheiro que entrava com a exibição do Show da Fé, religioso que ocupava o horário antes da estreia do apresentador.

Por conta disso, os rendimentos de Faustão encolheram 50%. Ainda de acordo com o NTV, o apresentador não tem um salário fixo na emissora, mas sim um acordo que envolve metas e objetivos que, se batidos, aumentariam os ganhos do animador. Como as metas não foram alcançadas, os vencimentos do artista também foram reduzidos.

Com isso, a Band entendeu que deu um passo maior que a perna ao bancar a megaestrutura do programa de Faustão. Compreendido o erro, agora tanto o canal quanto o apresentador e sua equipe devem trabalhar em novas condições, com uma estrutura mais enxuta. Assim, esperam que o faturamento cresça em 2023.

Mesmo com as dificuldades, a Band está satisfeita com sua estrela. Apesar de não terem batido a meta almejada, a emissora entende que o objetivo de substituir a programação religiosa por uma atração de apelo foi cumprida. E que, com as mudanças implantadas, Faustão na Band tende a crescer em 2023.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.