Band coloca pé no freio e toma decisão sobre futuro do MasterChef
17/10/2023 às 10h11
Programa que deu início ao boom de talent shows culinários no país, o MasterChef Brasil agoniza diante do público. A cada nova temporada, a atração perde mais e mais audiência. Mesmo assim, a Band segue abusando do formato e até chegou a ampliar o espaço do programa na grade, apresentando nada menos que quatro versões anuais da franquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, para o ano que vem, o canal finalmente vai colocar o pé no freio. A emissora aprendeu a lição e anunciou que, em 2024, produzirá “apenas” duas versões do programa. Sobreviveram ao corte o MasterChef Brasil original, com chefs amadores, e o MasterChef Profissionais, as mais bem-sucedidas versões do programa.
Várias versões
No ar desde 2014, MasterChef Brasil já foi a menina dos olhos da Band. E com toda razão. Afinal, nos áureos tempos, o programa apresentado por Ana Paula Padrão chegava a beliscar a liderança de audiência nas noites de terça-feira, além de garantir alto engajamento nas redes sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Justamente por isso, o programa se tornou o queridinho dos anunciantes, fazendo a Band sorrir de orelha a orelha com o alto faturamento registrado pelo talent show. O êxito fez com que a emissora aumentasse consideravelmente o espaço do programa na grade, apostando em temporadas cada vez mais longas e emendando diferentes versões da franquia.
Nos últimos anos, a Band chegou a exibir nada menos que quatro temporadas anuais do programa. Além do MasterChef Brasil e MasterChef Profissionais, o canal também apostou em MasterChef Junior, com crianças, e MasterChef+, com participantes acima de 60 anos.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
[anuncio_2]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Menos é mais
Tamanha overdose, claro, teve seu preço. Aos poucos, o público foi perdendo o interesse no MasterChef, que viu sua audiência minguar a cada ano. Hoje, o programa não é nem sombra do que um dia já foi.
Por isso, para 2024, a Band resolveu segurar a onda. De acordo com o site F5, da Folha de S. Paulo, o canal não vai exibir MasterChef Junior e MasterChef+ no ano que vem e apostará apenas nas versões com amadores e profissionais.
Segundo a publicação, a emissora vai celebrar os dez anos do programa com uma nova edição do MasterChef Brasil, que terá 25 episódios e será exibido entre 7 de maio e 22 de outubro. Na sequência, virá uma nova edição do MasterChef Profissionais, com dez episódios, que irão ao ar entre 29 de outubro e 31 de dezembro.
Espaço é o mesmo
Porém, a aparente redução do MasterChef na grade não acontecerá na prática. Na verdade, a Band continuará com o talent show no ar entre maio e dezembro, como tem acontecido nos últimos anos.
Isso porque tanto o MasterChef Junior quanto o MasterChef+ tinham poucos episódios exibidos no final do ano. Eles não serão mais produzidos, mas o espaço que ocupavam vão seguir preenchidos pelas outras versões do programa de culinária.
A insistência da Band se justifica. Mesmo com a audiência em queda livre, o programa ainda conta com bastante prestígio junto ao mercado publicitário e garante ótimo faturamento. Em tempos de vacas magras, o canal não pode abrir mão de sua “galinha dos ovos de ouro”.