Sete meses depois de se livrar do Show da Fé para colocar no ar o programa Faustão na Band, a emissora abre espaço novamente para o religioso de R. R. Soares. E essa história não vem de hoje.
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Em 2003, a Band vivia uma das várias crises que surgiram ao longo de sua história. Apesar dos vários investimentos em programas populares, a emissora se viu tendo uma conta difícil de fechar, e a solução foi vender seu horário nobre para a Igreja Internacional da Graça de Deus.
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Na época, a emissora encerrava o programa Sob Controle, comandado por Marcos Mion. Com isso, a vaga no horário nobre acabou preenchida pelo culto eletrônico de R. R. Soares, que injetava uma boa quantia em dinheiro para locar o horário nobre da Band. Foi uma solução simples para resolver um problema de caixa.
Mas, se o financeiro estava OK, outro problema foi criado: a audiência. O Show da Fé derrubava o público do horário nobre da emissora, o que prejudicava a linha de shows do canal.
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Tentativas de solução
Desde então, a Band vinha pensando em maneiras de se livrar da dependência do Show da Fé e resolver o problema da audiência. Quando o programa religioso completou um ano no canal, a Band cogitou remover a atração para exibir, no horário, a novela portuguesa Morangos com Açúcar.
A trama teen fazia parte de um pacote de folhetins importados de Portugal que o canal tentava emplacar na programação. Além de Morangos com Açúcar, a Band também lançou a novela Olhos D’Água na faixa das 16 horas.
A emissora chegou a até a exibir chamadas anunciando a estreia de Morangos com Açúcar na faixa das 20h45. No entanto, próximo à data da estreia, a Band recuou, preferindo recorrer a uma estratégia esdrúxula: jogou Olhos D’Água para a faixa das oito da manhã, enquanto Morangos com Açúcar foi lançada em seu lugar, às 16h.
Vale lembrar que nenhuma das duas produções atingiu bons índices de audiência e estas faixas de novelas foram extintas algum tempo depois.
Outra tentativa foi o talk show Melhor da Noite, que Roberto Justus iria produzir para a Band, com a apresentação de Milton Neves. Tratava-se de uma produção independente, capitaneada pelo publicitário. Tudo parecia encaminhado, mas, de uma hora para outra, Justus desistiu do projeto, e a ideia morreu.
Faustão
Assim, a Band só se sentiu segura para finalmente abrir mão de R. R. Soares no horário nobre quando contratou Faustão. Com o apelo comercial e de audiência do animador, a expectativa era que o programa diário do apresentador suprisse essa lacuna.
Por um lado deu certo, pois Faustão trouxe os anunciantes que a Band esperava. Por outro, os altos custos da produção fizeram com que a conta ainda não fechasse da maneira que a emissora almejava. Porém, é preciso salientar que, em termos de audiência, a troca foi benéfica, pois a Band saiu do zero para resultados entre 3 e 4 pontos no ibope.
Ainda assim, o dinheiro do Show da Fé fez falta. Por isso, a Band novamente abre espaço para o programa de R. R. Soares, que, agora, vai ao ar nas manhãs da emissora, entre 6h e 8h. Com a “novidade”, o jornal Bora São Paulo deixou a grade.
Com o novo horário, a Band garante a compra do horário e, consequentemente, mais dinheiro em caixa. Além disso, o fato de a emissora ter alugado suas manhãs, e não suas noites, afeta menos a audiência. Ou seja, o prejuízo será menor. Porém, ainda assim, o canal se viu obrigado a se “sacrificar”, já que o Bora São Paulo era um jornal de boa aceitação.
Entretanto, Faustão na Band sairá intacto. O programa já ficou menor para enxugar custos, mas garantiu seu horário de exibição e até mesmo viu sua audiência crescer ao retomar seus episódios inéditos, após duas semanas de reprises. Ao que tudo indica, o programa de Faustão deve entrar num período de calmaria.