Do que você se lembra quando pensa nos anúncios de Faustão sobre as Videocassetadas do seu Domingão? Provavelmente, a sua cabeça é induzida a cantarolar o jingle da Fininvest, uma das maiores financeiras que o país já teve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A marca se tornou nacionalmente conhecida após se associar ao dominical que o apresentador comandou por anos na Globo. Com foco nas classes C, D e E, as que mais consumiam televisão, a parceria de sucesso durou por anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quem disse que não dá? Na Fininvest dá!”, dizia a canção interpretada pela banda do animador e por Caçulinha, tecladista e fiel escudeiro de Fausto Silva nos áureos tempos da atração.
Parceria histórica
A empresa chegou ao formato de Fausto Silva em 1997 e ficou anos por lá, sempre patrocinando o quadro sobre gafes e tombos alheios.
Em 2005, quando o acordo comercial totalizava oito anos de união, a instituição anunciou, conforme divulgou o portal PropMark, a extensão do merchandising por mais um ano.
Naquela época, a Fininvest também era parceria de Raul Gil (foto acima) no quadro Quem Sabe Canta, Quem Não Sabe Dança. O título, então exibido na Record, contava com a parceria há dois anos.
Mas, sem dúvida alguma, foi em Faustão, e na Globo, que a Fininvest ficou atrelada, sendo até hoje lembrada como uma das históricas anunciantes do extinto Domingão.
O vínculo era tão forte que o animador chegou a ser garoto propaganda da empresa por bastante tempo.
Negociatas
Como tudo na vida tem fim, a Fininvest também teve o seu. Vendida em 2000 para o Unibanco, a empresa cresceu ainda mais. Mesmo assim, não escapou de ser descontinuada após uma reviravolta envolvendo a instituição bancária.
Um ano após a compra total da financiadora – o Unibanco já era detentor de 50% das ações – e com um investimento de R$ 480 milhões, os números da organização giravam em torno de 64 lojas próprias, 6 mil postos de atendimentos, mais de 11 milhões de clientes e R$ 1,2 bilhão em operações de crédito, conforme o jornal Valor Econômico publicou na época.
Tudo ia muito bem até que, em 2009, o Unibanco se fundiu ao Itaú. Após a fusão, a Fininvest permaneceu em operação por mais dois anos.
Que fim levou a Fininvest?
Em 2011, devido a uma reorganização da área de crédito do Itaú Unibanco, a empresa que existia desde 1961 chegou ao seu triste fim. Faustão, então, perdeu uma de suas anunciantes de décadas – marca que até hoje é facilmente ligada a ele.
E, como a vida é feita de ciclos, o do artista com a Globo chegou ao final em 2021, quando ele se mudou para a Band, onde ficou até alguns meses atrás.